O zoológico de Viena confirmou nesta terça-feira (16), que a fêmea de urso panda que na semana passada deu à luz a um animal teve na realidade gêmeos.

"As (primeiras) fotografias só mostravam um animal", explicou o zoológico Schönbrunn de Viena em comunicado publicado hoje.

O nascimento dos filhotes aconteceu a partir de método natural no qual o pessoal do zoo não intervém de nenhuma forma e a mãe e seus filhotes são observados unicamente mediante uma câmera, explica a nota.

"Na sexta-feira passada foi o primeiro dia no qual os cuidadores puderam ver os dois filhotes", conta no comunicado a diretora do zoo, Dagmar Schratter.

É habitual fêmeas panda darem à luz a dois filhotes, mas normalmente a mãe só cuida do mais forte.

Segundo os responsáveis do zoológico, os dois filhotes, de 15 centímetros de extensão, parecem estar se desenvolvendo muito bem após os primeiros dias de vida e a mãe, que se chama Yang Yang, está relaxada.

No entanto, a porcentagem de sobrevivência para os ursos panda se situa em torno de 50% nas primeiras semanas.

Segundo a tradição chinesa, só é dado nome a um panda após passados cem dias de vida.

Os gêmeos representam o quarto e quinto bebê de Yang Yang. Seus outros três irmãos, que nasceram também em Viena, vivem novamente na China: Fu Long (2007), Fu Hu (2010) e Fu Bao (2013).

Dentro de quatro meses os gêmeos de panda, dos quais se desconhece o sexo ainda, sairão pela primeira vez à zona do zoológico visível para os visitantes.

Até então, o recinto para pandas atualizará o crescimento dos filhotes mediante imagens de vídeo e fotografias nas redes sociais e através de seu site.