O soldado colombiano Yeffer Sánchez, 26 anos, foi encontrado na segunda-feira (28), após passar 23 dias perdido na floresta. "Não me mate, eu sou o soldado perdido", disse o militar ao ser encontrado.

Yeffer se perdeu pela mata fechada do Estado de Meta, no dia 5 de março, em um espaço conhecido como El Charcón, classificado como zona vermelha devido à forte presença das Farc, mas pensou, no primeiro dia, que o pelotão o encontraria. Sem sucesso, o soldado começou a se movimentar, quando percebeu que andava em círculos e acabou se desesperando.

Em entrevista à BBC Mundo, ele afirmou que decidiu sobreviver para voltar a abraçar a mãe, "dona Anita".

Sozinho, sem água e comida, mas com uma faca, um fuzil e o uniforme camuflado, enfrentou animais selvagens e as tropas das Farc. "Me movimentei taticamente. Apliquei o que aprendi em cursos de sobrevivência", explicou o soldado.

Precisando se hidratar e matar a fome, ele se alimentos com sementes e cascas que encontrava, até tentou beber urina, mas não conseguiu. "No curso nos ensinaram que há cipós que têm água que serve para hidratação. As folhas de bananeira também servem porque têm água. E às vezes eu encontrava pequenos poços", diz.

Mais tarde, ainda com fome e sem opções, Yeffer comeu uma tartaruga crua. O animal tem proteína e gordura, o que pode ter ajudado a salvar sua vida.

Durante as noites, o militar cantava rap para ficar mais animado, já que era difícil dormir sem saber o que poderia acontecer.

Ao mesmo tempo em que 500 homens do Comando Específico do Oriente o procuravam por terra e ar, o soldado repetia sua rotina de procurar alimento e andar.

Sem noção do tempo, quando foi encontrado, Yeffer imaginou que estava há 17 dias na floresta, mas eram 23. Quando avistou o soldado Carlos Enrique Tunubalá, o militar gritou "Não me mate, eu sou o soldado perdido", então os dois deixaram as armas de lado e se abraçaram.

Horas depois, "dona Anita" foi avisada que seu filho estava em situação estável, com desidratação e alguns quilos a menos, mas mesmo assim conseguiu falar com ele. Após a ligação, ela e os outros sete filhos foram até a base militar encontrar com Yeffer.

Quando os dois se encontraram, o soldado pediu desculpas à mãe. "Espero que você não tenha se preocupado muito, mãe."

Até o corpo recuperar, Yeffer fará uma dieta leve, e sonha com a sopa de lentilha da mãe.