Magazine

Turismo de aventura

Destino no Tocantins para quem quer curtir a natureza e adrenalina durante o feriado

Lenna Borges/Divulgação
O Cânion Encantado se destaca pela união da sua altura e da beleza

O Tocantins possui muitos destinos em que a natureza é o principal atrativo. Com cenários belíssimos, além de fauna e flora característicos, os viajantes desfrutam de uma aventura quase selvagem por serras, rios, dunas, cânions, cachoeiras e muito mais. Os mais conhecidos são os parques do Jalapão e Cantão e o distrito de Taquaruçu, e outros ainda a serem descobertos ou divulgados, como o Cânion Encantado, no município de Almas, na região das Serras Gerais, na Serra Negra.

Localizado a 70 km do município de Almas, possui uma extensão de sete quilômetros, e em alguns trechos o paredão ultrapassa os 100 metros de altura. Com grau de dificuldade 6, numa escala de 1 a 6, os 4.200 metros da trilha precisa de muita preparação física ou boa vontade para a aventura. Mas o esforço compensa, não tem foto que consiga expressar a beleza daquele lugar. Se o turista optar pelo Rapel, de 76 metros, o grau de dificuldade cai para o grau 4.

São quatro quedas d’água simultâneas com mais de 70 metros de altura. Ao final da trilha uma refeição especial feita no fogão à lenha pela excelente cozinheira Rosa Barbosa. Terminada a refeição é hora de ir conhecer a Cidade das Pedras, uma caminhada de cerca de três quilômetros. O local possui várias rochas sedimentares, sua formação lembra uma cidade com vários prédios, de diferentes alturas e tamanhos.

Almas

Na região da Serra Negra, com altitude média de 550 metros, se concentram a maioria dos atrativos do município de Almas. No local, a natureza está em ótimo estado de conservação, com amplos horizontes de veredas, lagoas, córregos, cânions, cachoeiras e formações rochosas, como a Pedra Furada. Excelente opção para quem curte o turismo de aventura.

Almas é uma das cidades mais antigas do Tocantins, distante 276 km da Capital. A cidade esteve em foco durante a semana passada com a realização da AgroAlmas e, a vitória da gari, Solange Ribeiro, de 27, que conseguiu ser aprovada através do Enem em três vestibulares, um deles o curso de Medicina em Belém (PA). Mas o grande atrativo do município é a sua beleza natural que encanta os turistas e proporciona uma experiência inesquecível.

Nos locais dos cânions também pode ser feito rapel na queda d’água
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ASSINE JÁ