Todos os dias, notícias sobre os famosos nudes, fotos íntimas enviadas nas redes sociais que acabam se tornando públicas, viram o principal assunto, tanto na internet, quanto na vida real. Recentemente, Stenio Garcia foi mais uma vítima da moda de mandar nudes. O ator, de 84 anos, teve fotos íntimas com sua esposa divulgadas e comentadas em todas as redes sociais. Celebridades internacionais, como Jennifer Lawrence, também tiveram fotos nuas vazadas após falha do serviço de armazenamento em nuvem da Apple.

Muitos alertas são feitos por especialistas quanto aos perigos da alta exposição na internet quando o assunto é enviar fotos íntimas, seja para quem for. Mas o fato é que essa moda, apesar de perigosa, se tornou um novo artifício para quem deseja apimentar a relação amorosa, sendo possível praticá-la de forma segura.

A Coding Rights, uma ONG criada para promover o entendimento e contribuir para a proteção e promoção de Direitos Humanos no mundo digital, elaborou o zine Safer Nudes – Guia Sensual de Segurança Digital, com dicas para quem quiser mandar nudes sem o risco de se expor além do planejado.

De acordo com o guia, mandar nudes também engloba o direito de decidir sobre o próprio corpo e imagem. Também questiona o machismo da sociedade, já que, geralmente, são as mulheres que mais sofrem quando acontece a exposição pública.

Segurança

O professor de segurança de sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Fernando Ebrahim explica que os grandes vazamentos de conteúdo íntimo acontecem quando a pessoa perde um celular, onde as fotos geralmente ficam armazenadas no cartão de memória, ou quando computadores vão para o conserto. “Os cartões de memória são facilmente acessados e computadores devem ter manutenção com pessoas de confiança”, disse.

Assim como no guia, o professor dá algumas dicas para proteger o conteúdo de celular e computadores. “A principal indicação é você colocar senhas de uma complexidade média nos aparelhos, onde se utilize caracteres diferenciados, como letras maiúsculas, minúsculas e números, pois assim dificulta o acesso. Também é recomendo estar com um antivírus atualizado nos aparelhos, ter cuidados ao mandar fotos, principalmente em grupos, e não vacilar com o celular.”

Também é possível criptografar os dados, porém, de acordo com Ebrahim, se você tiver os outros cuidados, essa medida não é indicada, pois pode degradar a performance do aparelho celular e dará mais trabalho. As redes de conexão wi-fi também podem oferecer riscos. “Em alguns lugares a rede é aberta, então qualquer pessoa pode ter acesso. Nesse caso, o risco está na rede, e não no celular em si. Já a conexão 3G é mais segura, por se tratar de uma rede fechada”, ensinou.

 

Nudes seguros

De forma bem humorada, o Safer Nudes – Guia Sensual de Segurança Digital apresenta seis passos para mandar nudes de forma segura. Ele pode ser acessado através do site www.codingrights.org/manda-nudes.

PASSO 1: Autocurtição

Use a câmera do seu celular pra trabalhar seus melhores ângulos. Fotografe intensamente e tenha a confiança de que não há regras ou constrangimentos estéticos em jogo. Uma câmera fotográfica pode ser uma verdadeira revolução pra sua autoestima e autoconhecimento. Sinta-se totalmente confortável e sexy.

PASSO 2: Anonimize!

Tomar cuidado para não mostrar o rosto, tatuagens, marcas de nascença, cicatrizes, móveis da sua casa etc. Toda vez que você tira uma foto, ficam marcados dados de localização, horário, tipo de dispositivo e outras informações que podem servir para te identificar.

PASSO 3: Use canais "seguros" na hora de compartilhar

Evite mandar nudes por SMS, iMessage, Whatsapp, Telegram, Facebook, Tinder, Happn ou qualquer outro aplicativo de chat que vá deixar o arquivo ser facilmente salvo por quem recebê-lo. Também é melhor não utilizar aplicativos que não usam criptografia ponta a ponta, já que isso facilita que terceiros interceptem o canal.

PASSO 4: Desconfie e use senhas fortes 

Por isso, use senhas fortes (de preferência usando palavras longas, em línguas diferentes, com números e alternância entre caixa alta e baixa) no bloqueio de tela e, se possível, criptografe seu telefone. Tome cuidado ao usar conexões WiFi compartilhadas em lugares públicos; elas podem ser armadilhas para roubar seus dados.

PASSO 5: Delete ou esconda bem

Apagar tudo imediatamente depois de usar é a forma mais segura de evitar surpresas. Mas guardar os nudes em uma pasta criptografada no seu computador também é uma boa opção.

Passo 6: Exposta na Timeline

Ter seus nudes publicados pode não ser necessariamente ruim, desde que isso seja uma decisão sua. Se é você quem publica e banca essa atitude, ninguém deveria poder usar isso contra você. Mas ainda não chegamos lá e o machismo e o moralismo ainda podem agir de forma explícita ou subterrânea.