O Jornal do Tocantins (JTo) ousou no início de 2019 em empregar toda a sua força no jornalismo digital e optar exclusivamente por sua atuação na internet, seguindo a tendência mundial dos grandes veículos de comunicação. Em uma era em que a informação é acessível a todos, e na palma da mão, o JTo chega neste 18 de maio de 2019 aos seus 40 anos, sempre mantendo a credibilidade e o compromisso com a sociedade. 

O Grupo Jaime Câmara empreende a cada ano, desde o seu surgimento, com investimentos em seus veículos e produtos. No Jornal do Tocantins não é diferente. Desde o seu surgimento, no antigo Norte goiano, em 1979, antes mesmo que o Tocantins surgisse como o mais novo estado brasileiro, o visionário jornalista e empresário Jaime Câmara acertou ao criar o JTo com a missão de ser porta-voz da comunidade do norte goiano e como instrumento na luta pela criação do Estado do Tocantins, consolidada na Constituição brasileira de 1988.

A primeira edição do impresso teve como manchete a homologação do aeroporto da cidade de Araguaína, até então pertencente ao território do Estado de Goiás. A circulação era semanal com textos produzidos e impressos em Goiânia.

Ao longo desses 40 anos, o Jornal do Tocantins acompanhou e segue antenado nos principais acontecimentos nacionais e internacionais. O recorte afinado do cenário político, esportivo, econômico, cultural e comportamental ajudam a construir a identidade dos tocantinenses. Dentre os fatos históricos acompanhados pela reportagem estão também a construção de Palmas, da Usina Luiz Eduardo Magalhães e enchimento do Lago, a Ferrovia Norte-Sul, as mudanças na política, dentre outros fatos. A cada dia o JTo imprime a sua marca calcada no melhor do jornalismo.

O jornal também se orgulha pelo desenvolvimento de importantes projetos para instigar a sociedade a refletir e buscar soluções para os problemas do presente e ações para o futuro e salientar as ações de responsabilidade social do Grupo Jaime Câmara, tais como o Agenda Tocantins e o Palmas Minha Cidade na área de gestão pública; de meio ambiente como o Fórum das Águas; área da educação com o Pensar e o recente Fórum Educar; e de arquitetura e urbanismo como o Fórum Urbanístico.

O consultor João Afonso Carvalho Ferreira, de 71 anos, é um dos leitores fieis que a equipe se orgulha em ter. Assinante há anos, ele vê com vantagem a mudança para o online, apesar de lembrar com saudade do papel. "Já tinha acesso normalmente ao site e ao impresso, mas os hábitos mudam e precisamos nos adequar e estar atualizados para essas mudanças. Acho mais prático e acesso de qualquer lugar", declara ao finalizar que o futuro é isso: "tudo online".

Gestão pautada no compromisso

O diretor-geral do Grupo Jaime Câmara no Tocantins, Jean Teixeira, não esconde o orgulho em fazer parte desta história. "Quando falamos sobre o início do JTo, eu lembro exatamente sobre a primeira edição, exposta no hall de entrada da sede do Grupo Jaime Câmara em Palmas. É uma imagem histórica que lembra o empreendedorismo e visão do jornalista Jaime Câmara", declara.

Ao longo dos quase seis anos como diretor-geral, Teixeira lembra que passou por diversas fases do jornal. "Fico orgulhoso com a equipe que temos e pela qualidade do conteúdo produzido. O JTo desempenha com excelência o papel de informar, fiscalizar e defender a população, sem interferências políticas e interesses financeiros", finaliza.

Para o editor-chefe do JTo, Tião Pinheiro, a trajetória do jornal se confunde com a sua carreira profissional. "Assumi a editoria em 1988 com enorme desafio. Me orgulho de estar nesse projeto desde o seu surgimento e acompanhar a luta pela criação do Tocantins. Acompanhei momentos marcantes e conheci alguns dos personagens que lutaram por esses ideais. Parecia um sonho distante que se materializou. Vi de perto a construção de Palmas e compartilhei com os pioneiros a emoção do lançamento da pedra fundamental da Capital e o olhar de esperança que cada um demonstrou", relembra.

Sobre a atuação 100% digital, Pinheiro lembra que o Grupo Jaime Câmara sempre se preocupou em acompanhar a evolução da comunicação. "Não é estranho para nós essa mudança, já que o JTo foi o primeiro veículo a ser informatizado pela empresa. Assimilamos bem essa mudança e a cada dia estamos evoluindo e vivendo o futuro", enaltece Pinheiro.

O coordenador comercial do JTo José Graciolli lembra que o jornal sempre é presente, contribuindo e acompanhando a evolução dos tempos e mais uma vez passou por mais uma etapa com sua nova plataforma digital. "Essa mudança vem ao encontro com o que há de moderno, leveza e sempre debruçado na credibilidade, seriedade e qualidade em seu conteúdo. Trazendo assim um canal confiável para que nossos leitores e clientes tenham sempre a satisfação em acompanhar e permanecer como parceiros juntos nessa jornada!", afirma.

O coordenador comercial do Mercado Leitor do JTo Aurélio Gonçalves lembra que com o investimento no mundo digital "passamos a atender não somente o estado do Tocantins, mas o alcance chega a qualquer lugar do mundo". Para ele é uma nova plataforma e um novo conceito de jornal. "Somos o único jornal online vendido no formato de assinatura no estado do Tocantins. Nosso objetivo maior é levar cada vez mais rápido a informação ao leitor, sem deixar de lado a qualidade", frisa.

Na visão da coordenadora do JTo Online Patricia Lauris, estar à frente desse projeto é gratificante. "É um desafio diário para conseguirmos levar um produto que atenda aos anseios da população, mas o fazemos da melhor forma e a resposta que é com o envolvimento dos leitores que buscam em nós informação consistente", salienta.