Com o objetivo de descobrir e incentivar os novos talentos e os já conhecidos no campo literário, além de promover e divulgar a poesia escrita e falada, estão abertas as inscrições para o XV Festival Aberto de Poesia de Araguaína (Fepeara) até o dia 20 de abril. O Festival acontecerá no dia 29 de abril, no Salão Paroquial do Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Qualquer pessoa pode participar da XV Fepeara. É só preencher uma ficha de inscrição, inscrever até dois trabalhos inéditos nos gêneros poesia, com tema livre. Pode ser de autoria própria ou não, desde que citado o nome do autor na inscrição. Os trabalhos deverão ser digitados em uma única folha, colocados em um envelope constando cinco cópias de cada, sem citar o nome do participante no texto, apenas um pseudônimo.

Os envelopes deverão ser entregues na Faculdade Católica Dom Orione, (procurar Luiz Aparecido, das 14 às 22 horas) ou no Comercial Decolores, localizado em frente à faculdade. Também podem ser feitas através do e-mail luizap19@hotmail.com.

Seleção e premiação

Para a seleção das poesias, um júri formado por membros da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto) irá selecionar 15 poesias na categoria principal e 10 poesias Infanto-Juvenil para a noite da apresentação e escolha da melhor poesia e melhor interpretação. Caso um concorrente classifique dois trabalhos, deverá indicar intérpretes diferentes. Os intérpretes poderão ser indicados até momentos antes do início das apresentações.

Serão premiadas três poesias em 1°, 2° e 3° lugar; Melhor Intérprete; Melhor Poesia por Aclamação Popular; Destaque e/ou Revelação do Festival; Melhor Poesia e Melhor Intérprete Infanto Juvenil (até 15 anos).

Todos os participantes receberão medalhas e certificados, além de troféus aos vencedores.