Após dias de peregrinação, devoção e fé, os romeiros participam hoje da homenagem principal ao Senhor do Bonfim na região Sudeste do Tocantins, no povoado do Bonfim, há 23 km de Natividade. A programação começou no último dia cinco e segue até amanhã.

Para manter a tradição que dura mais de 200 anos, os participantes fazem o trajeto de diversas formas: de carro, a cavalo, a pé e até de bicicleta. O jornalista Luis Armando Costa é um dos exemplos. Há oito anos ele faz a caminhada de Palmas ao povoado com o objetivo de cumprir uma promessa que fez em 2009. “Na época minha filha teve um leucemia aguda e durante o tratamento, que foi feito em Brasília, eu fiz a promessa”, relata.

“Na verdade eu não sou muito religioso, mas contino a caminhada pela força de minha filha. Nos apegamos em uma esperança e por isso que vou”. Costa conta que na primeira vez levou nove dias para chegar ao destino, mas hoje faz em quatro dias e meio a caminhada.

Ao longo do caminho, ele encontra outros romeiros que seguem pagando promessas. “Esse anos encontrei quatro que também sairam de Palmas. Um inclusive de bicicleta, e duas senhoras, que estavam em um ritmo mais devagar já que era a primeira vez delas”, comenta ao explicar que o encontro foi próximo a Santa Rosa, caminho para a região Sudeste. Já chegando mais perto do destino final, o jornalista conta que é comum encontrar muitas pessoas e grupos a pé, de bicicleta, a cavalo. “É muita gente de outras cidades e, inclusive, estados”, relata.

Outro exemplo é o grupo de ciclismo Pedal dos Amigos que há mais de dez anos parte de Dianópolis em direção ao povoado para participar dos festejos. “O pedal iniciou com quatro ou cinco ciclistas. Com o passar dos anos e devido ao o esporte ter caído no ‘modismo bom’, nosso grupo de fé foi ganhando mais e mais adeptos e esse ano foram em torno de 100 ciclistas”, conta o servidor público Laercio Teixeira da Mata, um dos organizadores do grupo, que faz o trajeto com esposa Selma Teixeira e seu filho Eduardo.

Mata lembra que no início era mais complicado, que as bicicletas eram mais pesadas, também houve dois anos que a caminhada foi feita a pé. Ao longo da trajetória o grupo vai pedalando e pagando suas promessas e renovando sua fé. “A organização grupo não é luxuosa, mas tem o necessário e suficiente para chegar até a Romaria do Senhor do Bonfim, agradecer por está lá e já fazer a promessa de que ‘se o Senhor permitir estaremos aqui no próximo ano’. O pedal da fé não é uma corrida, e sim uma conquista de poder desafiar a si mesmo é ir até onde conseguir, mas chegar aos pés do Senhor do Bonfim e agradecer.”

Bonfim

A origem da devoção ao Senhor do Bonfim, em Natividade, tem início na metade do século XVIII. Diz à lenda que uma imagem foi descoberta no povoado do Bonfim e, de lá, encaminhada para Natividade. A imagem teria sumido e reaparecido no local onde foi encontrada pela primeira vez. Após inúmeras tentativas de manter a imagem em Natividade, sem sucesso, os fiéis teriam dado início ao movimento que hoje é a tradicional romaria, fazendo o trajeto entre as duas localidades a pé para pedir as bênçãos do Senhor do Bonfim.

“Mas essa é a lenda, o que sabemos com toda certeza é que a imagem foi encontrada por vaqueiros que começaram a rezar no local e a tradição, que é secular, foi crescendo e crescendo. Na verdade a história se perde no tempo, já que naquela época não se faziam registros”, conta o padre Leomar Sousa da Silva reitor do santuário do Bonfim.

Ainda conforme o padre, Bonfim é a imagem de Jesus Cristo Crucificado. “Nesse período de cerca de quinze dias, milhares de romeiros vem até a comunidade e vivemos em oração”, relata.

Confira as missas principais da romaria

Hoje

7h30 Saída com Imagem do Senhor do Bomfim

8h Missa com o Bispo de Porto Nacional Dom Romualdo

Amanhã

7hMissa dos Romeiros com o Bispo de Porto Nacional Dom Romualdo