Magazine

Associação realiza curso de artesanato

Palmas - Com origem no século 3, na Grécia e em Roma, as bonecas de pano ainda têm lugar cativo entre as brincadeiras das meninas e na decoração. A confecção destas peças, que é também uma das referências do artesanato tocantinense, é ensinada em Palmas, através do curso Chita Chique Bonecas Encantada, uma realização da Associação Flor de Lins das Mulheres de Palmas, patrocinado pela organização social Cáritas Brasileira.

As aulas acontecem na Escola Municipal Beatriz Rodrigues, na 405 Norte, de segunda a quinta-feira, das 19 às 22 horas. Participam 30 mulheres, com idade a partir dos 17 anos, de famílias de baixa renda.

aprendizado

De acordo com a coordenadora da associação, as alunas aprendem a desenvolver a arte em vários tamanhos e até no modelo de chaveiros. “A ideia é que as bonecas sirvam para incrementar a renda destas mulheres”, explica a coordenadora da associação, Maria dos Reis Marques da Silva Cardoso.

Além de aprender a confeccionar as bonecas, as mulheres também participam de palestras com vários temas sobre empreendedorismo. As palestras trazem orientações como colocar as peças no mercado; economia solidária e o despertar das famílias para empreenderem.

O curso iniciou no último dia 3 e segue até o próximo dia 17. No último dia de aula haverá também uma exposição dos trabalhos produzidos pelas alunas. A expectativa, de acordo com Maria é de que sejam expostas 60 bonecas, que já devem estar à venda no local.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ASSINE JÁ