Entre pilhas de peixes e camarões, uma espécie pouco comum ocupava parte do freezer de um restaurante de frutos do mar de Florianópolis (SC): gambás.

Os animais, já temperados, foram encontrados pelas polícias Civil e Ambiental e pela Vigilância Sanitária nesta quarta-feira (10), no restaurante Chalé do Camarão. O estabelecimento fica de frente para a lagoa da Conceição, ponto turístico da capital catarinense.

De acordo com a Polícia Civil, os agentes chegaram ao local após uma denúncia. Lá encontraram dois gambás dentro de sacos, no congelador do restaurante, junto dos produtos servidos para os clientes. No fundo da cozinha, dentro de um freezer desligado, outros dois animais vivos esperavam o abate.

O dono do restaurante disse aos policiais que a carne era destinada ao consumo dos funcionários. O estabelecimento foi interditado. É a terceira vez que isso acontece, de acordo com a Vigilância Sanitária municipal.

A Polícia Civil descartou a carne e apreendeu armadilhas encontradas no local.

Os gambás vivos foram levados ao centro de tratamento da Polícia Ambiental, onde passaram por avaliação veterinária. Na manhã desta quinta (11), foram soltos no Parque Estadual do Rio Vermelho, que também fica de frente para a lagoa da Conceição.

O dono do restaurante foi detido e levado ao 10º DP, onde assinou um termo circunstanciado - para casos de crimes "menos graves". Segundo a Polícia Ambiental, ele deve responder pelos crimes de caça sem permissão e maus-tratos. Gambás são animais silvestres, que podem transmitir raiva e leptospirose.