Após instalar chuveiros e banheiros e ordenar a distribuição de comida e roupas para os sem-teto que dormem sob as pilastras do Vaticano e por Roma, o papa Francisco vai abrir uma barbearia gratuita para os mais miseráveis.

A iniciativa começa a entrar em operação em 15 dias e, nas últimas semanas, cabeleireiros e voluntários de Roma deram à Santa Sé dezenas de tesouras, pentes, espelhos e cadeiras para que os novos clientes possam ser atendidos.

A meta do Vaticano é muito clara, segundo seus organizadores: "Dar dignidade às pessoas". A operação será implementada pela Esmolaria Apostólica, o braço executivo da entidade de caridade que o papa dirige pessoalmente e que existe há 900 anos. Ao assumir o pontificado, Francisco nomeou o arcebispo polonês Konrad Krajewski para liderar os trabalhos com um só recado: não queria vê-lo sentado em seu escritório.

Uma das realidades que mais deixavam o papa irritado era com o menosprezo do Vaticano diante dos dezenas de mendigos de Roma, que, pela noite, encontravam refúgio na Praça São Pedro. Muitos usam as colunas da catedral para se esconder do frio, enquanto a Cruz Vermelha italiana decidiu, durante o inverno, distribuir sopas.

Para o papa, isso não era suficiente e, no ano passado, ordenou que banheiros com chuveiros fossem instalados. Mas, agora, o projeto ganha a barbearia. "O que queremos primeiro é dar dignidade às pessoas", explicou Krajewski. "Uma pessoa que não pode se lavar é uma pessoa socialmente excluída e também sabemos que essas pessoas sem teto não podem entrar em um bar para pedir para usar o banheiro."

Os barbeiros se colocaram à disposição para trabalhar para o Vaticano todas as segundas-feiras, quando os cabeleireiros da sofisticada Roma estão fechados. No ano passado, Francisco comemorou seu aniversário distribuindo 400 sacos de dormir para os mendigos e sem-teto. Ele ainda convidou 200 deles para jantar no Vaticano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.