Há oito anos, a jornalista Maria Beltrão, 44, surpreendeu o público ao falar das notícias de maneira informal, como se estivesse no sofá de sua casa, no Estúdio i (GloboNews). A partir desta segunda-feira, ela pretende ir além do estilo que a consagrou, com um novo cenário e mais interação com o telespectador. “A informalidade é a marca do telejornal e, agora, eu e os comentaristas estaremos com tablets, acompanhando a opinião do público em tempo real e colocando tudo nos novos telões para discutirmos os temas do dia", fala.

“É uma grande conversa, em que pessoas de áreas distintas dão suas opiniões sobre assuntos variados. E o público gosta desse estilo nada engessado. Adoram quando, às vezes, eu implico com um repórter ao vivo para ele conseguir uma informação relevante."

Mesmo tendo as redes sociais como seu material de trabalho, Maria se julga inexperiente quando o assunto é tecnologia, mas não deixa de fazer sua lição de casa. “Fico duas horas no ar ao vivo. Tem muito improviso, e isso não é inspiração divina. Sou caxias, gosto de estar preparada para falar sobre um tema, estudo, estou por dentro do noticiário desde as 8 horas", conta ela, que recebeu na web o apelido de Rainha do Improviso. “Pareço tranquila no ar? [RISOS]Nunca confio na minha inteligência, confio na minha ignorância. E tem um time de colegas que ajuda a aprofundar os assuntos", diz ela, que divide a atração com Artur Xexéo, Sidney Garambone, Ronaldo Lemos, Maria Prata, Flavia Oliveira e Sandra Kogut, entre outros.

Cultura, saúde, comportamento, noticiário internacional, economia e política são alguns dos temas que continuam a aquecer o bate-papo da tarde no programa. “Neste ano, política está em alta. É um assunto espinhoso e complicado. Falo sobre o tema e, nas redes sociais, já me chamam de coxinha ou petralha", fala.

Não perca!

O novo Estúdio i estreia nesta segunda-feira. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14 horas, na GloboNews.