Uma mulher uruguaia encontrou uma maneira inusitada de denunciar os maus tratos realizados pelo marido. Ela conseguiu esconder um bilhete com um pedido de ajuda em meio a lição de casa do filho de 8 anos. No papel, a mulher explicou a situação pela qual estava passando e deixou seus dados pessoais.

Ela vivia sob constante vigilância constante do marido em Benalmádena, na província de Málaga, no sul Uruguai. A mulher contou que não podia sair na rua sozinha e usar o celular ou até mesmo entrar nas redes sociais sem a permissão do marido que ainda fazia checagens frequentes no telefone. As informações são do jornal ABC.

O bilhete que estava dentro de um livro foi encontrado pela professora do menino que avisou a direção da escola. A unidade escolar entrou em contato com as autoridades e o Centro Municipal da Mulher de Benalmádena.

A polícia elaborou um plano para evitar riscos à mulher. O casal foi convocado para ir à escola para uma suposta reunião sobre o filho e quando chegou à escola, o marido esperou do lado de fora, e ela entrou na sala. Lá, a mulher contou aos policiais os maus tratos que estava sofrendo, descreveu as agressões, inclusive uma ocasião em que ele teria colocado fogo na cama para intimidá-la. Ela também mostrou os vários hematomas que tinha pelo corpo.

O homem foi detido na escola, mas depois libertado sob a condição de se manter afastado da vítima e de usar uma pulseira eletrônica. Já a mulher e seu filho estão recebendo assistência do Instituto Andaluz da Mulher, órgão governamental dedicado à promoção da igualdade de gênero.