Quem ainda não tem em casa a qualidade total de imagem e som proporcionada pela TV digital deve começar a se preparar. A partir do próximo ano, o sinal analógico da TV aberta começa a ser desligado no Brasil. O município de Rio Verde, na Região Sudoeste de Goiás, será o primeiro no País a realizar o desligamento do sinal analógico, ou seja, abrigará o primeiro teste da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para migrar o sinal analógico para o digital definitivamente, em 29 de novembro de 2015.

O cronograma de desligamentos foi publicado na Portaria nº 481, de 9 de julho de 2014. Em Goiânia, o sinal será desligado em 2016.

Pioneirismo

A TV digital estreou no Brasil em dezembro de 2007, na cidade de São Paulo. A TV Anhanguera foi a primeira afiliada da Rede Globo no País a utilizar o sistema digital de transmissão. De lá pra cá, o Grupo Jaime Câmara (GJC) investiu para levar a qualidade do sinal digital a várias regiões do Estado, como Anápolis, Rio Verde, Catalão, Itumbiara, Jataí, Porangatu, Luziânia e Caldas Novas. Hoje, a tecnologia já está presente em 45 municípios goianos e outros 4 no Tocantins - Palmas, Araguaína, Gurupi e Cariri - e a TV Anhanguera está preparada para o processo de desligamento da TV analógica no País. No próximo ano, mais cidades serão incluídas.

O gerente de Engenharia e Tecnologia de TV do GJC, Carlos Cauvilla, alerta que, após os desligamentos, as pessoas não conseguirão mais assistir TV pelo sinal analógico. Em Goiânia, por exemplo, a programação da TV Anhanguera / Rede Globo na TV aberta está disponível no canal 2 pelo sinal analógico e no canal 2.1 pelo sinal digital.

Por isso, é importante que a população que ainda não tem acesso à televisão digital se informe bem sobre o cronograma de desligamentos do sinal analógico e se prepare para fazer a migração (veja quadro).

Instalação

O gerente de Engenharia e Tecnologia de TV do GJC lembra que muita gente que compra uma TV de alta resolução acaba não tendo acesso ao sinal digital porque não instala uma antena adequada.

Por isso, a importância de contar com um bom aparato de recepção do sinal, um sistema de antena UHF, que possibilite uma boa recepção do sinal HD (alta definição), além do serviço de um bom instalador de antena.

Neste sábado, a TV Anhanguera realiza em Rio Verde o Rally da Mulher. Na ocasião, serão realizadas ações de demonstração da diferença entre os sinais analógico e digital no Buriti Shopping. Segundo a gerente de Marketing da TV Anhanguera, Kenia Miranda, promotoras orientarão os visitantes e distribuirão panfletos explicativos que mostram como ter acesso a essa tecnologia, ou seja, os equipamentos necessários.

Kenia explica que, ao longo de todo ano de 2015, a TV Anhanguera realizará várias outras ações instruindo a população sobre o processo de implantação do sinal digital e o cronograma de desligamento do analógico, principalmente em eventos que tenham grandes aglomerações de público.