Uma novidade anunciada para o sistema de transporte coletivo de Palmas e anunciada pela Prefeitura de Palmas na manhã de ontem é um sistema biométrico de reconhecimento facial que facilitará a fiscalização de pessoas isentas no pagamento ou que pagam metade do valor, como no caso de idosos, pessoas com deficiência e estudantes. “O sistema já está funcionando nos novos ônibus e, gradualmente, iremos implantar nos outros veículos”, informou o prefeito Carlos Amastha.

Ele destacou que inicialmente o reconhecimento facial não irá bloquear a passagem na catraca no ato da falsa identificação a entrada do passageiro no veículo. “Um acessório como chapéu ou óculos pode confundir o sistema, então nesse começo utilizaremos apenas para monitoramento e fiscalização nas nossas centrais”.

Outro benefício apontado pelo gestor com essa nova tecnologia será o aumento de segurança no transporte público de Palmas. “Não podemos ocultar o aumento da violência em nossa cidade, mas o que estiver aí, estará identificado uma vez que vamos fazer um banco de dados desses passageiros”, disse. A segurança segue sendo um dos principais fatores de preocupação da gestão municipal, afirmou o prefeito. “Os novos abrigos também estão sendo monitorados 24 horas”, finalizou Amastha.