Juraildes da Cruz - músico
Quem sou
Ainda estou procurando a resposta e a cada experiência adquirida no tempo de trabalho é como um farol em cada curva que vem apontando o rumo certo das coisas. Como pessoa, sou aprendiz, como profissional, também, e a grande escola da vida vem me revelando o que sou. Sou uma pergunta constante renovada e refeita a cada resposta encontrada. Sou Juraildes da Cruz, compositor e intérprete de minhas obras. Natural de Aurora do Tocantins procurando entender os mistérios dessa vida maravilhosa, que às vezes chega a ser dolorida, que às vezes chega a ser amargosa, cabe descobrirmos onde está o mel.
O que conquistei
Conquistei o direito de um trânsito bom entre as pessoas, na verdade, a música é meu instrumento de comunicação, com ela me apresentei ao meu semelhante, deixei algumas marcas e só não fui mais longe porque as pernas são curtas, mas cheguei em lugares que nenhum ônibus espacial chegará. Cheguei no coração de algumas pessoas, que é terra que ninguém anda, isso é mais que uma conquista, isso é uma responsabilidade.
Receita de sucesso
Seja verdadeiro, não use a arte apenas como um instrumento para satisfação de desejos imediatos e sim para compartilhar a alegria de viver. Na arte autêntica é preciso encontrar uma identidade, sua marca, não troque sua impressão digital por outra. Isso depende do que você entende por sucesso. Sucesso é o cultivo de algumas qualidades. A fama pode ser a qualidade que eu acho que você tem, mas posso estar enganado. A fama é alimentada pelo o combustível da admiração que se bem usada também é bom, ou pode ser vampirizada pela a inveja, enquanto que sucesso sobrevive apenas da credibilidade na praça. É melhor ser rico anônimo do que rico famoso. O que preferes? Viver como um passarinho livre pra voar ou viver escoltado por seguranças. Esse é o mundo em que vivemos. Cada um saboreia o que gosta e em cada sabor uma resposta. (Foto: Divulgação)

Genésio Tocantins – músico
Quem sou
Genésio Tocantins, artista, cantor, compositor, produtor pesquisador de música e cultura popular brasileira e tocantinense e suas manifestações. Pré-histórico e contemporâneo, a minha arte, música e minha poesia sempre estiveram conectados ao nosso tempo, aos movimentos artísticos e de vanguarda onde o protagonismo do artista é de fundamental importância ao desenvolvimento da arte e cultura do Tocantins, e do Brasil, território que habitamos.
O que conquistei
Experiência profissional, maturidade composicional como a criação de músicas como Frutos da Terra, parceria com Hamilton Carneiro, tema do programa Frutos da Terra, há mais 30 anos no ar na Televisão Anhanguera, Rede Globo- Goiânia; e Hino ao Tocantins, canção símbolo do Tocantins. Participações e premiações em mais de uma centena de festivais e concursos de músicas, com composições autorais em todo Brasil, entre eles o prêmio Sharp de Música-1989 com o Troféu Ano Dorival Caymmi, na Categoria Cantor Revelação da Música Popular Brasileira. Verbete no Dicionário de Música Popular Brasileira de Ricardo Cravo Albim.
Receita de sucesso
Receita de sucesso? É igual à receita do biscoito ‘amor perfeito’ da Tia Naninha de Natividade, o ‘biscoito fino’ da culinária tocantinense. Todo mundo sabe a receita, mas ninguém consegue fazer tão bem feito e chegar ao ponto que se desmancha no céu da boca como Tia Naninha. Assim é o sucesso, todos pensam que sabem a receita, mas faltam alguns ingredientes; uma boa dose de talento, uma porção de perseverança, um punhado de humildade e pitadas de paciência à vontade, asse em forno brando. (Foto: Emerson Silva)
Raimunda Gomes da Silva - líder comunitária
Quem sou
Raimunda Gomes da Silva, 74 anos, natural de Novo Jardim (MA), mãe de seis filhos e trabalhadora extrativista. Moro no Tocantins desde o final da década de 1980, mais precisamente no Assentamento Sete Barracas, Zona Rural da cidade de São Miguel do Tocantins, no Bico do Papagaio, onde conquistei grandes amizades e me tornei líder comunitária e ativista política, lutando na defesa dos direitos do meu povo contra a ameaça de grileiros.
O que conquistei
Ajudei a fundar o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, formado por extrativistas do Tocantins, Piauí, Pará e Maranhão, em 1991. Participei de seminários e congressos internacionais, onde compartilhei minha experiência e projetos desenvolvidos na defesa dos direitos das mulheres quebradeiras de coco. Recebi prêmios como o Bertha Luz, concedido em 2003 pelo Senado Federal, o título Doutora Honoris Causa, em 2009, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e o diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva, recebido em 2013 da Assembleia Legislativa do Tocantins, além de ter integrado, em 2005, a lista mundial das mil mulheres indicadas ao Prêmio Nobel da Paz.
Receita de sucesso
É preciso ter coragem e não se calar para lutar na defesa dos seus direitos. Os obstáculos aparecem e precisam ser enfrentados. Hoje, já temos casas construídas e muitos dos nossos direitos garantidos por lei, como a Lei do Babaçu Livre, mas para conquistá-los precisamos entrar na frente de tratores, fazer denúncias, mutirões e enfrentar ameaças. Foco, fé e determinação são a receita. (Foto: Lia Mara)
Alan Sebastião de Sena - desembargador TJ-GO
Quem sou
O meu nome é Alan Sebastião de Sena Conceição, natural da cidade de Arraias, Tocantins, filho de Antônio Francisco da Conceição e Corina de Sena Conceição, e pai de Matheus e Alexandre Carvalho de Sena Conceição. Atualmente integrante e presidente da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.
O que conquistei
Sou graduado no curso de Direito pela Universidade Federal de Goiás e, através de concurso público promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, no ano de 1976, aprovado para o cargo de juiz adjunto, sendo designado para a Comarca de Israelândia. E, após longo período como juiz de direito naquela comarca, no ano de 1982, fui promovido para o cargo de juiz de direito substituto de 1º grau de Goiânia, tendo sido, no ano de 2005, pelo critério de merecimento, escolhido para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.
Receita de sucesso
É muito difícil falar sobre o tema “receita de sucesso”. Não creio que existam regras preestabelecidas. Mas, caso tenha alcançado o respeito e admiração dos jurisdicionados, tributo tal fato a minha dedicação, compromisso e, principalmente, por acreditar na Justiça, pautando a minha conduta e decisões na ética, ensinamentos religiosos e doutrinários e, por compreender que por detrás de um amontoado de folhas de papel reunidas em um “processo”, existem uma história de vida e alguém suplicando para que o seu direito seja garantido. (Foto: Divulgação)
Angélica Abreu - modelo
Quem sou
Sou Angélica, nascida em Silvanópolis. Morei toda a minha vida com minha mãe e meus irmãos, que são a base de tudo que sou. Sempre sonhei em ser modelo, mas frequentava a escola como todas as meninas da minha idade. Sempre fui muito empenhada em meus estudos e concluí o ensino médio pensando no futuro. Cheguei a ganhar bolsas de estudos pelo ProUni, por conta de minha dedicação, mas foi então que a carreira de modelo surgiu em minha vida e tudo mudou.
O que conquistei
Sou muito feliz por ingressar nesta carreira. Acabei de voltar da minha primeira viagem internacional. Conhecer outros países e culturas é uma grande conquista. Estive na Itália, onde fiquei em terceiro lugar no concurso The Look of The Year mundial, o que para mim é uma grande vitória. Hoje tenho uma carreira em que me empenho para crescer e poder realizar meu sonho e ainda tenho a possibilidade de ajudar minha família, o que me faz muito realizada.br> Receita de sucesso
Ser empenhada, educada e gentil com todos. Como em qualquer carreira, ser modelo exige foco e determinação. Exige alguns esforços, como ficar distante da família. Quem tem mais determinação tem mais possibilidades de construir uma carreira de sucesso. A receita de sucesso, não só para essa carreira, mas para a vida: seja gentil com as pessoas e seja você mesma. Tenha respeito e também personalidade. O que você planta irá colher, e assim coisas positivas virão em sua vida. (Foto: Heitor Botini/Divulgação)
Francisco Carvalho - professor de libras
Quem sou
Francisco da Paz de Carvalho Tavares, tenho 57 anos, natural de Recife (PE), casado, pai de três filhos, formado em Matemática, com especialização em Língua Brasileira de Sinais (Libras), resido em Palmas desde 1997. Atualmente moro no Jardim Aureny IV, região Sul da Capital. Trabalho como professor de Matemática e Libras no Colégio Supremo, em Taquaralto, e estou gestor na Escola Estadual Novo Horizonte, localizada no Jardim Aureny IV. Aos sábados, trabalho com o projeto social educacional “Libras na Matemática”.
O que conquistei
Quando cheguei a Palmas, no início, enfrentei muitos desafios e muitas dificuldades, mas com perseverança e dedicação, aos poucos fui conquistando meu espaço, tanto no meio social como no profissional, e assim realizando meus sonhos de uma vida melhor para mim e minha família. Hoje, sinto-me reconhecido e valorizado pelo meu esforço, com o sentimento de que podemos conseguir o que desejamos, e a certeza de que jamais devemos desistir dos nossos sonhos.
Receita de sucesso
Para alcançar o sucesso na vida, precisamos enfrentar nossos medos, desânimo e angustia. Temos que ter foco nos nossos objetivos e trabalhar para alcançá-los com persistência, dedicação, confiança, perseverança, alegria, fé, amor e muita determinação. Estes são os ingredientes para alcançar o sucesso, pois com eles enfrentaremos todos os desafios da vida. (Foto: Arquivo Pessoal)
Bruno B. de Sousa - estudante
Quem sou
Bruno Barros de Sousa, tenho 13 anos, sou natural de Araguaína e moro em Xambioá desde 2007. Estou no 9º ano do ensino fundamental e estudo na Escola Paroquial São Miguel. Sou filho de José Lindomar Filho, professor, e Floriana Barros de Sousa, enfermeira e empresária, ambos originários do Piauí. Sou filho único e sempre manifestei interesse por animais, especialmente por cães, sendo atualmente criador de dois, Billy e Felpudo.
O que conquistei
Três ouros na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) na 101ª posição (em 2012), 80ª colocação (em 2013) e 21ª (em 2014); um bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) na 27ª posição do País (em 2014); fui selecionado duas vezes (em 2014 e 2015) para o Programa de Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci) da OBMEP, em Brasília (DF); e fui selecionado duas vezes (em 2014 e 2015) para o Encontro do Hotel de Hilbert (EHH), em Florianópolis (SC).
Receita de sucesso
Tem a ver com muitos fatores. No meu caso, desde criança, naturalmente, eu possuo fascínio por brinquedos e jogos que envolvam lógica, montagens e desafios. Além disso, sempre encarei os estudos, não como um peso, mas como algo bom, promissor e capaz de expandir meus limites. Merecem um destaque especial para o alcance de minhas conquistas meu esforço e dedicação pessoal perante os desafios. Horas de repetição, treino e persistência sempre me renderam bons resultados. É muito importante também, em qualquer trajetória de sucesso, o apoio e auxílio dos pais e pessoas com quem convivemos todos os dias. (Foto: Mara Santos)
Paulo Vieira - humorista
Quem sou
Meu nome é Paulo Vieira, sou ator, compositor e comediante, filho da dona Conceição, do Luiz e do Tocantins. Moro em Palmas/São Paulo/Rio, tenho os melhores amigos do mundo e acredito no poder que a arte tem de transformar a vida das pessoas, a vida da cidade e o coração do ser humano.
O que conquistei
Em 2012 fui destaque no maior festival de humor do mundo, o Risadaria, em 2014 ganhei o Prêmio Multishow de Humor, este ano ganhei o Quem chega lá?, do Domingão do Faustão e o grande prêmio do humor brasileiro, fui contratado pela Rede Globo e me preparo para filmar o meu segundo longa em parceria com a SuperOito cine, desta vez, um filme nacional com grandes participações! Mas o que eu mais tenho orgulho de ter conquistado é a torcida de um Estado inteiro que vibra a cada passo que eu dou, tenho milhares de pessoas pra sofrer e comemorar comigo. Sou o artista que tem a maior família do mundo!
Receita de sucesso
Acreditar, acreditar e acreditar, e quando pensar em desistir: acreditar ainda mais! Quando percebi, estava todo mundo acreditando comigo, isso não tem preço. Não acredito em sucesso. Essa palavra é muito vertical. Acredito em caminhada, quanto mais pessoas você tiver te apoiando no caminho, mais prazeroso e leve ele será. Tendo em mente que, como disse Pedro Tierra, “somente as flores artificiais nascem grandes”. Tenho sempre comigo, como um mantra: Deus, amor e gratidão. (Foto: Divulgação)
Kátia Abreu - ministra
Quem sou
Sou Kátia Abreu, senadora da República pelo Tocantins, ministra de Estado da Agricultura, psicóloga, mãe e avó. Sou presidente licenciada da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins. Morando no Tocantins desde antes de sua criação, com mais de 20 anos de atividade sindical e de exercício de mandato político-público, fui a primeira mulher a presidir um Sindicato Rural no Brasil (1.994), a primeira mulher a presidir uma Federação de Agricultura e Pecuária no Brasil (1.996), a primeira mulher a presidir a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (2007), a primeira mulher a eleger-se senadora no Tocantins e a primeira mulher a ocupar o cargo de Ministra da Agricultura no Brasil.
O que conquistei
Deputada federal por dois mandatos e reeleita senadora da República pelo Tocantins, tenho razões suficientes para acreditar na bondade e no apoio da população do meu Estado, que procuro retribuir com esforço diário, trabalho e dedicação. Mesma dedicação que dispenso na defesa dos mais de 5 milhões de produtores do País, setor responsável pela comida do brasileiro e que tem dado respostas à crise com incremento de produção. Ter o respeito do meu Estado e dos produtores rurais brasileiros é a minha maior conquista nestes mais de 20 anos de vida pública.
Receita de sucesso
A fé inabalável na busca da realização dos projetos, a determinação para acreditar sempre que com esforço, trabalho e obstinação nada é impossível de se realizar. Ter como fio condutor um planejamento para ser executado, com etapas bem definidas de início, meio e fim, fundamentais na obtenção de resultados. (Foto: Wadson Araújo/Obrito News/Divulgação)
Henrique & Juliano - dupla sertaneja
Quem Somos
Somos dois irmãos cheios de sonhos e muita vontade, que sempre enxergamos a vida com alegria e tivemos a base da família para conseguirmos todos os nossos objetivos. Dois filhos pela música sertaneja. Cantamos desde criança incentivados pelo nosso pai, que sempre nos apoiou. Somos irmãos, amigos e temos como referência duplas como João Paulo e Daniel. Nascemos na pequena cidade de Palmeirópolis, na região Sul do Estado do Tocantins, e começamos a nos apresentar nas rádios do município, chegando até a dublar os sucessos da banda Mamonas Assassinas para público maior.
O que conquistamos
Conquistamos mais do que imaginávamos. Com apenas um CD acústico sem os recursos necessários para uma boa gravação, conseguimos um reconhecimento muito grande. Em 2012 vimos que o sonho de ser reconhecido no cenário nacional estava cada vez mais próximo e firmamos contrato artístico com uma empresa de agenciamento. Um dos grandes sucessos nossos foi a música Vem Novinha, ritmo de arrocha bem executado nas rádios de todo o País. Começamos a aparecer com mais força ainda em 2013, quando lançamos o primeiro DVD e o sucesso Não tô valendo nada, que foi uma das músicas de maior destaque do ano. No ano passado, lançamos o segundo DVD. No repertório, músicas inéditas e outras já conhecidas pelo público, como Recaídas e Eu sou Gordinho.
Receita de sucesso
Ter os pés no chão, ouvir as pessoas certas, dividir opiniões, focar no próprio sonho, ter otimismo, humildade e paciência é o que recomendamos para quem quer ir além. (Foto: Reinaldo Marques/Divulgação)
Walisson Moreira F. Maia - jogador de futebol
Quem sou
Meu nome é Walisson Moreira Farias Maia, tenho 24 anos, sou natural de Natividade, jogador profissional do Coritiba Futebol Clube, zagueiro, noivo da Leticia Neubüser e tenho uma filha de 9 meses chamada Olívia. Sou bem humorado em casa, procuro sempre estar brincando com meus amigos e familiares e acredito que sou parceiro “pra caramba” (risos).
O que conquistei
Toda criança sonha em ser um jogador de futebol e esse foi um sonho realizado e, consequentemente, uma conquista poder chegar a uma grande equipe do futebol brasileiro, uma equipe de série A do Campeonato Brasileiro. De chegar à categoria profissional e poder jogar como profissional de futebol e ganhar títulos, que é o que marca a carreira de um atleta. Todo jogador de futebol sonha em chegar à Seleção, eu não penso diferente. Tenho esse sonho de um dia poder vestir a camisa do Brasil. Tenho também o sonho de jogar na Europa.
Receita de sucesso
Acredito que seja perseverança e trabalho, além de humildade e respeito com as pessoas. Hoje estou com 24 anos, estou há seis anos no clube, precisei perseverar bastante e trabalhar muito para conseguir minha chance de mostrar o meu potencial. Acredito que essa é a receita do meu sucesso até o momento. (Foto: Divulgação)
Jadson Barros - escritor
Quem sou
Sou Jádson Barros Neves, escritor. Sou filho de uma professora aposentada e de um vendedor de secos e molhados, falecido. Peregrinei por seis universidades. Trabalhei como revisor de jornal, repórter policial, vendedor de secos e molhados, professor e tradutor eventual do espanhol. Atualmente reviso meu segundo livro de contos e trabalho num romance.
O que conquistei
Mais de 15 prêmios literários, no Brasil e um na França. O prêmio Cidade de Belo Horizonte, o mais antigo do Brasil e o da Radio França Internacional de Paris/2000. Reuni alguns contos num livro intitulado Consternação, finalista da II Bienal de Brasília e do Jabuti, em 2014. Escrevi outro livro de contos, fruto de uma Bolsa de Criação Literária da Biblioteca Nacional, ainda inédito.
Receita de sucesso
Não creio em receitas, ainda mais porque o sucesso é provisório. Escrevo em pequenos cadernos, que eu mesmo confecciono. Só depois de vários rascunhos, digito os meus textos. Disciplina e seguir minha intuição têm me ajudado muito. Vejo como outros escritores trabalham, os grandes, e ainda busco imitá-los dentro de minhas limitações. (Foto: Divulgação)
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários