Termina hoje às 23h59 o prazo das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Tocantins, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 16 mil alunos de 366 escolas estão concluindo o ensino básico nas escolas estaduais e podem participar da avaliação e pleitear vagas em programas de financiamento em universidades particulares ou concorrer em vestibulares de universidades e institutos federais de ensino superior no próximo ano.

Também é o último prazo para aqueles que já fizeram sua inscrição realizar alguma alteração no cadastro, como a cidade em que desejam fazer as provas.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 5,3 milhões haviam concluído a inscrição até ontem. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Para concluir a inscrição, o candidato deve pagar a taxa de R$ 82. O prazo para pagamento vai até o dia 24 deste mês. Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que têm renda igual ou inferior a R$ 1.405,50.

Os candidatos que solicitarem algum atendimento especializado ou específico deverão estar atentos aos documentos comprobatórios. O atendimento especializado é concedido àqueles que comprovarem condições de autismo, baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual/mental, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, deficiência auditiva, surdocegueira e visão monocular. Já o atendimento específico é garantido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e, a partir de 2017, a outras condições específicas, para as quais deverá ser informado o CID. (Com informações da Seduc)