Ramis Tetu

Ramis Tetu
ramis.tetu@gmail.com
A questão das águas é central na equação do desenvolvimento brasileiro e tem de ser vista sob a ótica econômica e social - não só ambiental.
Jornal do Tocantins - Sustentabilidade
Água e economia

O Brasil só irá se desenvolver quando usar bem e cuidar de suas águas. Isto só acontecerá se todos os setores da economia e a própria população assim o fizerem. Não é tarefa apenas para políticos, sequer para ativistas e órgãos ambientais. A equação é simples para todos - garantir interesses, explorar oportunidades e assumir deveres perante a natureza. Nesta equação certamente surgirá uma economia revigorada pelo seu caráter diversificado. Da mesma forma que evoluímos como nação ao trazer para o centro da economia o resgate da pobreza, é hora de avançarmos - tornando central também o respeito aos ciclos naturais integrados.

Crise é oportunidade

O setor agrícola, industrial e de serviços tem nas diversas crises um enorme potencial de negócios do bem usar e cuidar das águas, dos solos, do clima - a partir de um sem fim de possibilidades das cadeias produtivas: de um novo produzir; do não poluir, do despoluir e filtrar; da redução do consumo e do desperdício; do aumento da oferta e da eficiência. Para tanto, doses cavalares de empreendedorismo, conhecimento e inovação. Ecointeligência adaptativa .

 

Adaptação no campo

A agricultura consome cerca de 70% da água doce usada em atividades humanas no Brasil. Assim, é preciso reposicionar o setor - reduzindo o desperdício de água - da ordem de 50%; priorizando a irrigação localizada; diversificando a produção em função do consumo de água de cada cultura e da sua disponibilidade local; desenvolvendo variedades resistentes e adaptadas ao clima instável e extremo;

Turismo

Cantão - o pantanal do Tocantins; Jalapão - o deserto com águas; Ilha do Bananal - gigante no mundo e nas cheias; cachoeiras das serras de Palmas; o lago de Lajeado e seus irmãos; lindas e muitas praias do Araguaia e Tocantins; Azuis. O Tocantins - Estado das Águas, não aproveita o seu potencial turístico na proporção das suas possibilidades e da importância deste indutor de desenvolvimento - erro que se repete Brasil afora, erro que os países desenvolvidos não cometem.

Tendência

Carne vermelha será substituída em parte pelo peixe - como matriz de produção e consumo humano de proteína , por várias razões: a pecuária de corte extensiva é a segunda causa de devastação ambiental no planeta - segundo a ONU; temos 10 milhões de hectares de lâmina de água em reservatórios de hidrelétricas e propriedades, uma das maiores costas oceânicas do mundo e milhares de espécies de peixes de água doce e de mar, em uma atividade de maior valor agregado.

 

Infraestrutura

Rios e lagos são estradas que podem escoar produção, interligar cidades, encantar turistas. O custo do transporte por hidrovias é muito menor do que por ferrovias e estradas e estes modais podem ser interligados de forma inteligente e complementar. Isto pode ser pensado no atacado da Hidrovia Araguaia-Tocantins ou no varejo do transporte de barco de vários tipos. Mas precisa ser valorizado nos centros de decisão.

Use argumentos econômicos, sociais e políticos para ganhar adeptos para as diversas causas ambientais, independente de sua motivação filosófica original. Invocar aspectos da legalidade, a defesa do meio ambiente ou da obrigação com as gerações futuras definitivamente não funciona.

DICA

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários