Ramis Tetu

Ramis Tetu
ramis.tetu@gmail.com
Uma teia intrincada, sensível e poderosa torna as questões econômicas, sociais e ambientais um universo só - o do desenvolvimento.
Jornal do Tocantins - Sustentabilidade
Crescimento ou desenvolvimento?

O Brasil pode ter uma economia muito mais forte e sustentável, mas depende de um reposicionamento dos governos, de um modelo de desenvolvimento mais inteligente, abrangente e pragmático. Um modelo livre dos excessos da ortodoxia e da heterodoxia econômica, das amarras ideológicas e burocráticas; que equilibre as questões conjunturais com as estruturais - e promova as reformas necessárias para desemperrar o país (a trabalhista, a tributária, a política e a gerencial); que pense não só em setores primários, mas nos que agregam valor aos produtos; que financie, simplifique a vida, fortaleça e desonere todos os setores da economia - não só os grandes grupos econômicos com acesso ao poder; que diminua a altíssima concentração de renda e riqueza pela maior contribuição dos mais ricos, não da classe média nem pela oneração do emprego; que priorize a produção, a produtividade e a competitividade, o capital de investimento e o de parcerias estratégicas; que expanda o conceito de responsabilidade fiscal para o de qualidade dos gastos dos governos; que pense um Brasil desenvolvido em seu máximo potencial.

Nova ordem

O fortalecimento da economia pela sua enorme diversificação - e baseada na vocação múltipla de cada região; os inúmeros princípios e negócios da economia verde em um sem fim de possibilidades; a força da economia da inovação, do conhecimento e do empreendedorismo - atrelada à educação evoluída; o estímulo ao empreendedorismo e à meritocracia pela criação de um ambiente favorável aos negócios; a substituição do capitalismo de consumo pelo consumo consciente; a economia solidária e humanista. Alguns eixos fundamentais de uma nova economia, algo para o qual as principais correntes econômicas e políticas brasileiras ainda não despertaram.

Teia intrincada

Ao retirar expressiva parcela da população da pobreza - pelo aumento real do salário mínimo, o seguro desemprego e o bolsa família, estimula-se o consumo interno e a produção industrial; ao manter a dependência das pessoas às bolsas, desestimula-se a cultura do trabalho e da produtividade. A concessão de IPI zero para carros estimula apenas um setor da economia e aprofunda gravemente a crise de mobilidade urbana. Transporte público - seus produtos e serviços, é que precisam ser desonerados. Ao focar no pré-sal, o governo se esquece da biodiversidade, cujo valor é muito maior do que o da commoditie petróleo. A economia afeta as questões sociais e ambientais e à vida cotidiana das pessoas.

Fundamentos macroeconômicos

Meta de inflação ou crescimento do PIB? Juros altos ou baixos? Controle cambial - real valorizado ou não? Estado forte, estado mínimo ou estado necessário? Gasto público ou capacidade de investimento? Políticas sociais ou gastos com infraestrutura? Temas clássicos e importantes da macroeconomia que determinam apenas uma parte da equação do desenvolvimento - e sempre no fio da navalha.

 

Quem quer atuar na área ambiental e social, deveria estudar e entender muito de economia; quem quer atuar na área econômica ou pública, deveria conhecer profundamente os aspectos sociais e ambientais das questões. Acompanhe o noticiário econômico. E leia o livro “A beleza da ação indireta”, de John Kay.

Dica verde

Quem quer atuar na área ambiental e social, deveria estudar e entender muito de economia; quem quer atuar na área econômica ou pública, deveria conhecer profundamente os aspectos sociais e ambientais das questões. Acompanhe o noticiário econômico. E leia o livro “A beleza da ação indireta”, de John Kay.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários