Mais de quatro mil pessoas, entre crianças e familiares, participaram nesta sexta-feira, 12, da sétima edição do projeto Ciranda, que ofereceu aos pequenos mais de 15 atividades com brinquedos, oficinas de reciclagem, touro mecânico, cantinho da leitura e arte circense. O projeto que ocorreu no Tênis Sesc, localizado no Jardim Aureny III, em Palmas,  foi Iniciado em 2012, a iniciativa é realizada pela TV Anhanguera e Serviço Social do Comércio (Sesc) do Tocantins.

Na ocasião teve a apresentação da Companhia de Circo Os Kaco. Para o malabarista Rodrigo kabaradjian, natural da Argentina e há dois anos integrante da Cia., o projeto Ciranda é importante porque leva às crianças não só brincadeiras pedagógicas, mas também a arte e o universo do circo. “Muitas coisas estão perdendo nos últimos dias devido à tecnologia e aqui estamos resgatando um pouco dessa arte que foi deixada para trás, além de estimular a criatividade dos pequenos e o principal, ver um sorriso verdadeiro no rosto deles”, menciona.

 

Mas quem visitou o Ciranda também teve a oportunidade de participar de atividades e ações recreativas como pinturas livres e faciais e gincanas. A pequena Daiana Vitoriados Nascimento Silva, de nove anos, que participa pela primeira vez do evento disse que ficou animada com tudo de diferente que viveu neste dia 12. “Achei tudo muito legal e o que mais chamou minha atenção foram os brinquedos do circo, que são muito divertidos”, contou.

Já a estudante Geovana da Silva Santos, de 10 anos, ficou curiosa com a transformação do lixo em objeto de arte. O artesanato, feito a partir de garrafa peti e que serve de decoração para uma mesa de centro, foi criado em uma barraca de reciclagem. “Vou tentar fazer em casa e não jogar mais essas garrafas fora, porque além de ajudarmos o meio ambiente, também estimulamos nossa criatividade”, afirmou entusiasmada.

O passaporte para visitar a iniciativa foi 1 kg de alimento não perecível. Desta forma, os 3.950 kg de alimentos arrecadados (número de passaportes distribuídos) serão destinados às instituições assistenciais cadastradas no Programa Mesa Brasil do Sesc. Além do livre acesso, o ingresso deu direito a refrigerante, salgadinho, picolé, pirulito e ainda a participação nos sorteios 15 bicicletas.

 

Já a estudante Débora Batista Guimarães, 11 anos, tem retardo mental, mas apesar dos limites, a deficiência não impediu que ela fosse até os brinquedos e vivesse um pouco de sua infância. “Todos os anos, ela participa do Ciranda. Ela entende que aqui é um lugar de brincadeira e fica feliz com as possibilidades das coisas que vive aqui”, conta a mãe Irismar Batista Fonseca.

O Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomercio-TO), Itelvino Pisoni, menciona que todos os projetos sociais desenvolvidos em parceria com a instituição são importantes, porém, em sua opinião, o Ciranda é um dos mais gratificantes. “Beneficiar criança que se encontra na linha de pobreza, como dessa região, onde está a maior população de Palmas e a que menos têm poder aquisitivo é muito importante”.

Ele ainda destaca que o trabalho tem duas frentes, a primeira de ajudar as crianças e a segunda, a distribuição dos alimentos em instituições carentes. “O passaporte é um quilo de alimento não perecível. Desta forma, esses alimentos são doados para quem precisa. Temos orgulho e muita emoção em realizar todo ano esse evento. É gratificante ver tantas crianças alegres”, enfatiza.

O diretor do Serviço Social do Comércio Departamento Regional (Sesc), Marco Antônio, comentou que as pessoas dessa parte da região sul todo ano já esperam o evento. Portanto, o projeto Ciranda, em sua visão, é um presente para os dois lados. “Tanto para as crianças que já estão acostumados com evento e para nós, os 250 colaboradores que trabalhamos na organização com o objetivo de recebê-las em um dia tão alegre e feliz. O ano vai passando com tantas tarefas e parece que a gente ganha um presente para o coração com a felicidade delas. Essa é uma região carente e nós nos reunimos para tornar o dia dessas pessoas um pouco melhor”, acredita.

O Projeto Ciranda é apoiado por: Fecomércio Tocantins, Mesa Brasil Sesc, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, Polícia Militar do Estado do Tocantins, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro.