As matrículas dos estudantes aprovados em instituições públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram ontem e seguem até a próxima terça-feira. Elas acontecem, conforme o Ministério da Educação (MEC), simultaneamente em todo o País.

Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde foram ofertadas 1.775 vagas pelo sistema de seleção, a movimentação dos estudantes que realizavam suas matrículas era tranquila, na tarde de ontem.

O administrador Olivier Leal Pires, 32 anos, foi aprovado para o curso de Ciências Contábeis. “Estou aqui na UFT realizando minha matrícula. Quero poder voltar a estudar”, disse. Pires é de Belo Horizonte (MG), mas já mora na Capital há algum tempo.

A estudante Beatriz Santos Nero, de 17 anos, também foi aprovada pelo Sisu na UFT. “Fui aprovada em Engenharia Civil. Estou muito realizada”, falou.

Já o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) ofereceu 375 vagas, seguido da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), com 165. Nessa edição, no Tocantins, foram ofertadas 2.543 vagas nas três instituições públicas de ensino superior.

Sistema

O Sisu é um sistema no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Puderam se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem 2014 e que os estudantes que obtiveram nota acima de zero na redação, conforme o MEC.

Em todo o País, conforme o Ministério da Educação (MEC), são oferecidas 205,5 mil vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. Após a chamada regular do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma lista de espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas não ocupadas.

Para participar da lista, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.