Há dois dias os pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP) estão sem alimentação adequada. Segundo a Defensoria Pública do Estado (DPE), devido a isso os pacientes não estão realizando uma nutrição enteral e parenteral. 

Conforme o órgão, ao todo são 15 pacientes estão internados no setor atualmente. Conforme apurado pela DPE, dois desses pacientes não se alimentam desde quarta-feira, às 18 horas.  Além da falta de alimentação, a vistoria também constatou outras irregularidades. 

Faltam fraldas para os pacientes da UTI, papel para os funcionários da unidade enxugarem as mãos, materiais de limpeza como sacos de lixo, além de equipamento de proteção individual para a equipe de limpeza, válvulas para tratamento de pacientes da neurocirurgia e medicamentos importantes para combater bactérias que podem vir a surgir na unidade. 

Alimentação 

Segundo a DPE, a falta da alimentação se configura em omissão e pode causar grave risco à vida já que os pacientes internados na UTI são os com o quadro mais grave. O órgão explica que em estado de coma, o paciente não tem a capacidade de se alimentar adequadamente pela via oral por isso é essencial a nutrição enteral e parenteral que consiste na instrução do alimento por meio de sonda. 

A informação é que ontem foi providenciada uma alimentação substitutiva para os pacientes, mas conforme a DPE, não será o suficiente. A alimentação emergencialmente tem o prazo de validade de apenas seis horas, sendo que a alimentação ideal tem prazo de validade de 36 horas. 

Notificação 

Após a vistoria, a defensoria notificou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para que regularize o processo de compra de forma emergencial, em até 24 horas. 

Sesau 

Em nota, a Sesau informou que a alimentação enteral está garantida a todos os pacientes internados na UTI da unidade. Ainda segundo a pasta, atraso no fornecimento ocorreu em decorrência de problemas na entrega que já foi solucionado.