Pacientes de Norte a Sul do Tocantins, incluindo estados vizinhos, serão beneficiados com o um contrato da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) com a Clínica de Radioterapia Irradiar, para atender pacientes com câncer encaminhados pelo Serviço Único de Saúde (SUS). O documento foi assinado na manhã de ontem pelo secretário estadual de Saúde, Renato Jayme. A habilitação do atendimento foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 24 de julho passado.

Na ocasião o secretário disse que “Isso representa um avanço, agora os pacientes poderão receber tratamento com tecnologia de ponta em Palmas, e não só em Araguaína ou Imperatriz”, comemorou, informando ainda que os atendimentos logo começarão a ser realizados, a depender de um credenciamento que deverá ser feito na Sesau.

A habilitação do serviço na Capital foi informada no mês passado pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, ao Hospital Geral de Palmas (HGP).

Segundo a Sesau, o serviço está funcionando desde dezembro de 2016, a diferença é que agora será possível a utilização de recursos federais para custear as despesas que antes era feita exclusivamente com tesouro estadual.

Atualmente, pelo menos 70 pacientes necessitam de radioterapia no Tocantins inteiro e até 2016, eles eram atendidos em Imperatriz (MA), através de uma pacto interestadual. Ainda em dezembro, o serviço passou a funcionar também em Palmas, atendendo também todos os municípios do Estado. Questionada sobre a ampliação do atendimento, a Sesau informou que não há previsão para isso, porque os dois já existentes absorvem toda a demanda, não havendo no Estado fila de espera para tratamento radioterápico.

Araguaína

A Justiça decidiu em uma audiência pública que contou com a participação do Ministério Público Estadual (MPE), Sesau e representantes da Construtora LDN que o Estado tem entre 10 e 60 dias para apresentar a lista com informações referentes ao cumprimento das determinações impostas pela própria Justiça, incluindo a proposta para melhoria da hospedagem e alimentação dos pacientes do Tocantins que atualmente estão fazendo tratamento de câncer em Imperatriz (MA), a última no prazo de 15 dias