Problemas no abastecimento de água estão literalmente tirando o sono de moradores dos municípios Santa Maria do Tocantins, a 270 km da Capital, onde a água só chega durante a madrugada, e em Dois Irmãos do Tocantins, a 200 km da Capital, cidade que está sem água há cerca de 15 dias.

Conforme a moradora da região central de Dois Irmãos e vereadora da cidade, Alba Lúcia Resplandes, a água deixou de chegar na maioria das casas há um 15 dias, mas o problema no abastecimento já se estende tem cerca de um ano. “O que me deixa mais indignada é que eles cobram a tarifa sem ter nada, esse problema já tem quase um ano, a água só chegava de madrugava durante 20 minutos, e no resto do dia ficava fraquinha demais”, explicou.

Segundo Alba Lúcia, os moradores que tem poço semi artesiano ainda conseguem ter um pouco de água, no entanto, suja e impossível de usar para tomar ou fazer comida. “Estamos comprando água mineral, mas até isso está acabando, pois o comércio não tinha estoque na cidade”, afirmou.

Escolas e hospitais também estão tendo problemas com a falta de água, já que aulas estão sendo canceladas e as unidades de saúde ficam sujas, sem a devida limpeza diária. Além disso, eles continuam pagando a taxa de água à Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) mensalmente, mesmo com o problema.

O problema teria começado após as bombas de água terem queimado, segundo moradores.

Santa Maria

Já em Santa Maria, os moradores alegam que precisam acordar durante a madrugada para conseguir fazer as atividades caseiras e pegar água para o resto do dia. “A água está fraca e suja, só de madrugada que a água fica mais forte e nós aqui estamos acordando para aproveitar e lavar louças, roupas”, explicou o autônomo e morador  região industrial da cidade, Rafael Silva.

O morador afirmou que a fatura de água não chegava na cidade desde julho, no entanto, em novembro, chegou um talão para pagamento retroativo. “Está vindo a fatura pra pagarmos como se a água tivesse normal, e agora vamos pagar dos meses que não estava vindo os talões”, destacou.

Pessoas que moram em ambos os municípios chegaram a fazer manifestações pedindo a resolução dos casos, no entanto, conforme os moradores, a ATS ainda não deu nenhum retorno.

O Jornal do Tocantins questionou a ATS sobre o problema nas cidade e como pode ser resolvido, além de prazos para que isso aconteça, já que afeta a qualidade de vida da população. O JTo aguarda resposta.