Fortes chuvas atingiram cidades da região Sudeste do Estado entre quarta e quinta-feira e causaram prejuízos, principalmente em pontos turísticos. Um dos principais cartões postais do Tocantins, o Rio Azuis, transbordou e suas águas cristalinas mudaram de cor e invadiram estabelecimentos comerciais nos arredores.

A chuva transformou a paisagem conhecida pelos turistas do menor rio do Brasil, que está localizado no município de Aurora do Tocantins. As águas transparentes com pedras em seu leito de cor azul-esverdeado tornaram-se barrentas, e o pequeno manancial, com apenas 147 metros de extensão, causou espanto, ao ter sua vazão de aproximadamente 11 mil litros de água por segundo mais que triplicada. Á água inundou bares e um restaurante que fica mais próximo à margem do rio e numa área de baixo relevo, causando prejuízos.

Em Ponte Alta do Bom Jesus, também no Sudeste do Estado, um balneário municipal foi afetado pela vazão do rio que subiu. Conforme a Polícia Militar (PM), os quiosques e churrasqueiras do Clube do Povo, que abrigam turistas foram encobertos pela água, com a cheia do Rio Ponte Alta.

Dianópolis

Em Dianópolis, maior cidade da região Sudeste do Estado, um hotel desabou durante a chuva. Apenas parte da estrutura do prédio era ocupada por uma família e a outra estava desativada Parte do teto e paredes desabaram, destruindo alguns móveis. Não houve registro de feridos. No último dia 11, o Jornal do Tocantins mostrou que uma forte chuva faz o Córrego Getúlio transbordar e invadir o hospital regional de Dianópolis. De acordo com os servidores da unidade de saúde, a inundação no prédio ocorria pela segunda vez, só nesta estação de chuvas.

A reportagem tentou contato com a Defesa Civil para saber como está o monitoramento dos rios da região, mas havia obtido êxito até o fechamento desta edição.