Não foi apenas o superintendente de aquisições do setor de compras da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Afonso Piva de Santana, que esteve na Central de Flagrantes na manhã de hoje prestando depoimento sobre acusação de omissão de socorro no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o diretor administrativo do Hospital Geral de Palmas (HGP), médico e enfermeira do Setor de Hemodinâmica e superintendentes da secretaria também prestaram depoimento sobre a falta de materiais, insumos e atendimentos aos pacientes dessa área.

Conforme a nota, os servidores, que não tiveram os nomes divulgados, afirmaram que todos os casos de urgência estão sendo atendidos e garantiram que “não há omissão de socorro” dentro da unidade. A Sesau também alegou que “vem adotando as providências legais para garantir a continuidade do abastecimento de insumos na unidade”.

Segundo a nota, após ter denunciado suposta adulteração de etiquetas em itens fornecidos pela empresa Cardiomed destinados a realização de cirurgia cardíaca, vascular e endovascular no HGP, a Secretaria abriu quatro pregões eletrônicos com vistas à reposição dos materiais, o que teria garantido 41 itens para o setor. “Para adquirir os demais itens que não obtiveram empresas interessadas no fornecimento, a Secretaria trabalha em processo de compra direta”, diz a nota. 

De acordo com a Polícia Civil,  Santana foi autuado pelos crimes de omissão de socorro e por expor a vida e a saúde de outro a risco. A enfermeira e médico chefe da hemodinâmica, além o diretor administrativo do HGP foram ouvidos apenas como testemunhas.