Médicos que compõem o quadro clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguaína devem paralisar parcialmente o atendimento na unidade hoje. Os médicos reivindicam a regularização dos pagamentos, uma vez que o município não estaria repassando integralmente à Pró-Saúde, administradora da unidade, o valor referente aos serviços. A paralisação deve seguir por tempo indeterminado.

De acordo com o diretor da Pró-Saúde, Joaquim Fonseca Júnior, a associação vem recebendo desde 2012 apenas os recursos oriundos do governo federal, tendo a receber atualmente o montante de R$ 6.917.258,21 da Prefeitura de Araguaína.

“Durante todo esse período notificamos várias vezes prefeitura e houve diversas tentativas de negociação, no entanto, eles se comprometem a pagar, mas as promessas não são cumpridas”, ressaltou o diretor.

A UPA atende a uma média de 400 pacientes por dia. A Pró-Saúde explicou que durante meses veio remanejando o recurso recebido para garantir a manutenção do serviço, razão pela qual não chegou a faltar insumos, mas acarretou no acúmulo de dívidas junto aos fornecedores.

No último mês, diante das cobranças dos fornecedores, a associação quitou as dívidas e ficou sem condições de pagar os médicos, que estão sem receber o pagamento referente ao período de 26 de junho a 25 de julho. O presidente da Comissão dos Médicos da UPA, Gustavo de Tasso, explicou que não haverá redução de pessoal, mas uma restrição ao atendimento dos pacientes classificados, na triagem, com as pulseiras verdes e azuis, casos em que não é necessário o atendimento de urgência, até que a situação se regularize.

 

Esclarecimentos

O promotor de Justiça Alzemiro Freitas solicitou esclarecimentos aos responsáveis pelos repasses. O promotor requer, no prazo de 48 horas, que os secretários municipais da Saúde e da Fazenda apresentem cópias dos documentos que comprovem a origem das verbas disponibilizadas para a saúde municipal.

Em nota, a Prefeitura de Araguaína informou que houve atraso no repasse em virtude da troca de gestores da pasta da saúde, ocorrida no último dia 18. A nota não explica os atrasos desde 2012, alegados pela Pró-Saúde. O documento não diz quando os recursos serão repassados.

 

UPA

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no País, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.