Desde o último dia 5, a empresa Ecoservice, responsável pelo recolhimento do lixo hospitalar do Hospital Geral de Palmas (HGP), não tem efetuado o serviço. Segundo a empresa, a suspensão foi em virtude da falta de pagamentos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) - uma dívida que ultrapassaria os R$ 700 mil.

Sem a coleta de lixo, o material fica acumulado no pátio da unidade hospitalar, próximo a dependências como a farmácia e o almoxarifado, e exalando mau cheiro, dentre outros riscos.

Ecoservice

Por telefone, a gestora da Ecoservice, Luciana Rodrigues, disse que a empresa informou a paralisação à Sesau por meio de um comunicado. “A empresa foi contratada em janeiro, em caráter de urgência. Em julho, o contrato terminou e passamos a realizar os serviços em regime de reconhecimento de dívida. No entanto, estamos sem receber desde agosto, e operando sem pagamento e sem contrato”, explicou.

Conforme Luciana, a dívida da Sesau totaliza R$ 700.594,33. “Procuramos a secretaria para saber como iríamos trabalhar, mas não obtivemos resposta. Esta questão do resíduo hospitalar é séria”, ressaltou, frisando que, caso a Sesau regularize os pagamentos, a empresa está apta a retomar os serviços.

Sesau

Embora tenha sido questionada a respeito do valor da dívida, motivo do atraso e prazo previsto para o pagamento, a Sesau se limitou a responder, por meio de nota, que o lixo hospitalar será recolhido até o final desta semana.