Dídimo Heleno

Dídimo Heleno
dibeleno@yahoo.com.br
Consulta

Rede

O desembargador Ronaldo Eurípedes, presidente do TJ-TO, defende a implantação de uma rede colaborativa de processos administrativos entre os Tribunais de Justiça, o chamado Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Esse ponto foi debatido no 107º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça (CTJ) que ocorreu em Fortaleza (CE).

Notícia

O TJ-RS manteve sentença que negou danos morais a dois rapazes retratados numa reportagem como “vândalos”, por entender que a simples imprecisão no emprego de termos técnicos, próprios da linguagem jurídica, não compromete a veracidade de uma notícia, ainda mais quando o texto relata fatos, sem o propósito deliberado de deturpá-los.

WhatsApp

A 2ª Vara do Trabalho de Brasília entendeu que o meio pelo qual as agressões verbais são feitas não diminui a gravidade do fato. Assim, uma empresa foi condenada a pagar R$ 3 mil a um analista de suporte que foi xingado por seu superior hierárquico por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Ele o teria chamado de “moleque” e “vagabundo”, entre outros termos impublicáveis.

Aniversário

No último dia 14 o desembargador Moura Filho, do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, completou 70 anos de idade, mas continuará no cargo por força da Lei Complementar 152, de 3 de dezembro de 2015, que permitiu a aposentadoria compulsória aos 75 anos para membros de Tribunais de Justiça. Alguns ainda permanecerão na Corte por anos.

Relevância

O TJ-SP criou em seu site uma página que reúne casos, crimes e processos de relevância histórica e que integram o arquivo da Corte. Temas como o caso de João Acácio, o “bandido da luz vermelha”, já se encontram disponíveis.

Lista

A Corte Estadual elegeu Marcelo Cordeiro para figurar na lista tríplice de juiz membro titular da classe dos advogados do TRE. Ele se junta a Ângela Haonat e Adwardys Barros. A presidência da República escolherá um deles.

Transparência

Os Estados do Ceará, do Espírito Santo e de Rondônia, este último tendo como governador o tocantinense de Dianópolis, Confúcio Aires Moura, ocupam o primeiro lugar no Ranking Nacional da Transparência, projeto encampado pelo MPF.

CBN Justiça

O advogado eleitoralista Hélio Miranda falou ao CBN Justiça a respeito da Justiça Eleitoral e disse que o nosso sistema é eficiente e que a urna eletrônica é passível de fraude como qualquer sistema eletrônico no mundo. Disse que, em sua opinião, a função de corregedor do TRE deve permanecer com um desembargador e não com um juiz federal. Ouça em cbntocantins.com.br.

Dica da semana

Para a jurisprudência, a cláusula de arbitragem não extingue o processo de execução por título extrajudicial, sendo o juízo comum competente para processá-lo, posto que ao juízo arbitral não se concedeu poder de coerção.

História

As medidas contra o terrorismo de cunho religioso devem ser colocadas em prática com mais rigidez em todo o mundo. No último massacre nos EUA, o maior até hoje com tiros, um homem matou 50 pessoas em uma boate gay, na cidade de Orlando. O FBI tinha informação de que o autor dos disparos havia mantido contato com um terrorista do grupo Estado Islâmico.

Jurisprudência

Livro da semana

“Juiz Federal – O Livrão”, da Editora Verbo Jurídico. O material tem organização de conteúdo elaborada para tornar as pesquisas mais rápidas e eficientes. Entre as novidades estão as questões dos principais concursos desta área da carreira jurídica que podem ser acessadas por meio dos QR Codes, que são símbolos gráficos.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários