Estado

Guia médico sem atualização é dor de cabeça para usuários

Listagem com nomes dos especialistas credenciados ao plano é falha e muitos dos que atendem pelo convênio não tiveram contatos incluídos

LIA MARA

Os usuários do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Tocantins (Plansaúde) muitas vezes precisam ligar em vários especialistas para verificar se eles estão mesmo credenciados ao plano de saúde antes de agendar um procedimento médico. Isso ocorre porque a relação de especialistas do Guia Médico está desatualizada e alguns deles já não atendem pelo plano há mais de cinco anos.

Dos médicos especialistas em cirurgia da coluna, apenas o médico Antônio Sérgio Castelo Branco está na relação, porém ele não realiza consultas, apenas casos cirúrgicos encaminhados direto dos convênios. Já o contato para Alexandre Schoepfer está desatualizado, uma vez que ele passou a atender em outro hospital, o mesmo ocorre com Reginaldo Abdalla Rosa.

Nos casos de angiologistas/cirurgiões vasculares, há dentre os especialistas aqueles conveniados que o seu contato não aparece na relação, como o do médico Ederson de Freitas Orsolin que foi credenciado no ano passado, e outros que deixaram de atender há mais de cinco anos e seu nome ainda consta. A única hematologista que consta como conveniada ao Plansaúde Bárbara Wosnjuk Calaça atende apenas outro plano de saúde.

Mastologistas, conforme o guia, seriam para quatro especialistas atenderem os usuários do Plansaúde, porém a médica Ana Carolina Camargo Rocha deixou de atender em dezembro do ano passado. O especialista Roberto de Muzzio Gripp, além de estar com o telefone desatualizado, atende apenas consultas particulares, e quanto aos profissionais Élson Lopes Barbosa e Tatiana Ferrari Jacinto não foi possível checar se ainda permanecem conveniados, tendo em vista que todos os telefones contidos na lista não foram atendidos na tarde de ontem.

A médicaJussara Marques Sita, única especialista em oncologia pediátrica do guia, não atende mais em clínicas particulares, a informação que se tem é de que a profissional estaria atendendo apenas no Hospital Geral de Palmas (HGP).

A Secretaria Estadual da Administração (Secad) informou que o guia médico do Plansaúde é periodicamente atualizado pela operadora do plano, Unimed Centro-Oeste e Tocantins, e informou que as alterações, sejam de exclusão ou inclusão no Guia Médico, são feitas à medida que os prestadores de serviços informam à operadora.

A Unimed Centro-Oeste também foi questionada sobre a desatualização dos médicos conveniados ao plano de saúde, porém até o fechamento desta edição não se manifestou.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ASSINE JÁ