A grande maioria dos servidores municipais de Palmas já estão há oito meses com o pagamento referente a data-base de 2017 atrasado, segundo o Sindicato dos Servidores Municipais de Palmas (Sisemp). O índice do reajuste é  de 6,58%, que resultam no valor de cerca de R$ 23,2 milhões. “Parte desse valor, cerca de 30% já foi pago, para aqueles servidores de nível elementar, que tem o salário com base no salário mínimo, mas os demais, a grande maioria ainda não recebeu”, relatou o  o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.

“A gestão havia feito o compromisso de pagar a data-base na folha de julho, entretanto o valor não foi pago. Nas redes sociais, o prefeito Carlos Amastha falou que pagaria nesta próxima folha, mas não temos nada oficial”, afirmou.

Segundo o presidente, tradicionalmente a data-base era paga no mês de maio, mas o próprio prefeito antecipou para janeiro. “No ano passado já teve atrasos e esse ano não temos nenhuma posição concreta. O prefeito ainda cancelou duas reuniões sobre o assunto com os representantes dos sindicatos”, coloca. 

“Agora a gestão está vinculando o pagamento aos resultados positivos do Refis. Entretanto a data-base é prevista no orçamento e é um direito. A demora no pagamento acaba afetando os serviços do servidor, que se sente desmotivado, e também do comércio em geral, já que é um dinheiro que ficam sem circular”, esclareceu. 

Progressão 

Além dos atrasos da data-base, segundo Sisemp, os servidores estão também se receber as  progressões não são pagas desde agosto de 2016. “Os servidores da educação já estão desde 2015 sem receber, uma soma de dois anos”, coloca. 

Prefeitura 

Em nota, a Prefeitura de Palmas informou que, em janeiro de 2016, foram concedidas as progressões dos servidores até agosto do mesmo ano. “Após este período, o pagamento foi suspenso em decorrência do período eleitoral. Este ano, a situação ainda não foi normalizada por questão de orçamento, mas a expectativa é que normalize com a arrecadação do Mutirão de Negociações Fiscais.”

Ainda segundo o executivo municipal, em janeiro deste ano todos os servidores que recebem o mínimo constitucional e também o piso dos professores foram pagos totalizando aproximadamente 40% dos servidores municipais.

“Agora em agosto entrarão na folha todos os servidores de nível fundamental e médio, totalizando 64% dos servidores. Já em setembro, será negociado com o sindicato o pagamento da data-base e progressões dos demais servidores.”

Atualizado em 17h31