O ano apenas está começando, mas a falta de segurança nas unidades hospitalares do interior do Estado continua afetando os pacientes, acompanhantes e funcionários. Na madrugada de ontem, suspeitos armados invadiram o Hospital Regional de Paraíso (HRP), a 63 km da Capital, e levaram aparelhos celulares de todos que estavam na recepção. No dia 2 de janeiro, o paciente Silvio Manoel dos Santos foi morto a facadas dentro do Hospital Regional de Xambioá, região do Bico do Papagaio. No ano passado, episódios como esses aconteceram ao menos em cinco hospitais regionais.

De acordo com a Polícia Militar, três vítimas do assalto ao HRP, contaram que dois homens, magros e vestindo jaquetas, chegaram um uma motocicleta e anunciaram o assalto. A PM informou que realizou diligências no local, porém os suspeitos não foram localizados.

No segundo dia deste ano, Silvio estava internado no Hospital de Xambioá após ser envolver em uma suposta briga em que teria matado outro homem. Segundo a Polícia Militar (PM) um suposto cunhado da vítima se passou por parente de Silvio e foi conduzido por uma enfermeira ao leito do paciente. Lá ele acertou Silvio a golpes de faca no peito. Após o assassinato fugiu em uma moto, mas foi encontrado pela PM e confessou o crime. Com ele, foi encontrada a orelha da vítima e uma faca, utilizada no crime.

Também no HRP, um agente penitenciário armado foi detido suspeito de ameaçar um médico, em maio do ano passado. O fato teria acontecido porque o homem queria mais urgência no atendimento do filho de dois anos. Em fevereiro do ano passado, Geferson Nascimento Sousa, 21 anos, foi preso em flagrante vendendo drogas no Hospital Geral de Palmas (HGP), ele foi descoberto através de denúncia anônima.

Ainda no ano passado, parentes de pacientes internados no Hospital Regional de Gurupi (HRG) e HGP sofreram tentativas de extorsão recebendo ligações telefônicas de um golpista que pedia dinheiro para procedimentos médicos e tinha informações detalhadas dos prontuários e diagnósticos dos pacientes. As vítimas do HRG ainda reclamavam da falta de vigia na porta que dava acesso às enfermarias do hospital.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que solicitou reforço no policiamento da região onde fica localizado o HRP. Sobre a contratação de empresa especializada em segurança, declarou que foi aberta licitação e que está dentro dos prazos legais para conclusão.