Uma fiscalização de rotina realizada no Hospital Municipal Hermínio Azevedo Soares, localizado em Formoso do Araguaia, a 327 km de Palmas, nesta terça-feira, 19, por parte de agentes da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado (Visa Estadual), resultou na interdição parcial de setores como lavanderia, cozinha, laboratório de análises clínicas e pronto socorro após serem constatadas infrações sanitárias no local. As informações são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau-TO).

A pasta destacou ainda que as inconformidades nessas áreas vêm sendo notificadas desde 2016, e até o presente momento o município não atendeu às exigências da Vigilância Sanitária. O órgão, responsável pela fiscalização de serviços e produtos para consumo da população, reconheceu então que há risco sanitário iminente à saúde dos usuários nos setores críticos do Hospital Municipal Hermínio Azevedo Soares.

Prazo

Ainda de acordo com a Sesau, no final da tarde de ontem a Secretaria Municipal de Saúde de Formoso do Araguaia protocolou na VISA estadual um ofício solicitando prazo de 45 dias para cumprimento das exigências apontadas no auto de infração expedido.

“Em atendimento a solicitação, e considerando que parte das providencias para o cumprimento das determinações já tiveram inicio ainda na tarde de ontem, a Vigilância Sanitária do Estado deferiu o pedido de solicitação do município para o Termo de Ajuste e Conduta (TAC) e já autorizou a desinterdição dos setores citados”, findou.

A Prefeitura de Formoso do Araguaia foi procurada, mas as ligações não foram atendidas. O espaço está aberto caso o executivo municipal deseje se manifestar sobre o caso.