O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito civil para investigar possível doação de um acelerador linear – ou máquina de radioterapia – previsto para o Hospital Geral de Palmas (HGP) e que seria repassado ao Hospital de Câncer do Tocantins – filial do Hospital de Câncer de Barretos. Segundo o MPF, o inquérito está em fase de coleta de informações e posicionamento dos órgãos envolvidos. Procurado, o Ministério da Saúde informou que a transferência do acelerador linear do HGP para a filial do hospital filantrópico em Palmas não será possível, pois a “unidade não se enquadra nos critérios da portaria 931/2012, que regulamenta o Plano de Expansão de Radioterapia do SUS”. Equipamento de radioterapia previsto para o Tocantins custa US$ 607 mil, segundo informou Ministério da Saúde.

Conforme o presidente da Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos e diretor da unidade, Henrique Duarte Prata, o tratamento precisa ter começo, meio e fim no mesmo hospital. “Fora disso ele vira um indigente sempre nas filas de outros serviços para completar seu tratamento. Pior ainda são as mudanças de protocolos com uma margem de erros altíssimos”, ressaltou Prata.

Segundo a representante da fundação no Estado, a arquiteta voluntária, Mônica Avelino, o Estado foi consciente ao abrir mão de colocar o acelerador linear no HGP, que possivelmente faria o serviço inicial, podendo deixar os pacientes com um tratamento inferior ao que o Hospital do Câncer do Tocantins – Filial Barretos poderá oferecer. “Não existe dinheiro do HGP que irá para a fundação filantrópica porque isso é irregular. O dinheiro da fundação é de doações, de convênios e não é do HGP”, disse, reafirmando que o HGP precisa de melhorias que estão sendo corrigidas, mas não é especializado em tratamento de câncer. “O hospital (do câncer) já é um fato e estamos começando as obras”, ressaltou Mônica.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, em nota, que o equipamento é de responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, que deve definir a instituição onde o equipamento será instalado. A pasta ressaltou que, independente do local, o equipamento será utilizado em benefício da população do Tocantins e que está em andamento a reforma do bunker onde será instalada a nova máquina de radioterapia de Araguaína, que já foi adquirida, e que vai interromper a transferência de pacientes para o Maranhão.