Adicionar frutas, como melancia e limão na água, é uma alternativa para o consumo de líquidos e assim garantir a hidratação

É só chegar as festas de final de ano para que muitas pessoas abusem da quantidade de alimentos e bebidas alcoólicas ingeridas durante as comemorações de Natal e Ano Novo. Com as altas taxas de gordura é necessário que o organismo se equilibre novamente sendo reidratado através de alimentos e líquidos mais saudáveis.

A nutricionista Bárbara Paixão de Góis sugere moderação. “Na ceia há muito carboidrato e muita gordura, que são os favoritos, então a dica não é só para o depois. Se a pessoa não quer engordar tanto, ela deve começar com a entrada de salada e tentar comer as frutas para tentar reduzir o carboidrato”, explica. No dia seguinte, a orientação é comer frutas com mais líquidos, como exemplo melancia, laranja, abacaxi, melão, mexerica e ameixa que contém pouca caloria e são ricas em nutrientes.

Quando a pessoa passa da conta com a bebida, a preocupação maior é a ressaca. A nutricionista direciona para que sejam consumidos queijos, leite, iogurte e carnes magras, além de evitar o consumo de bebidas gasosas. “As pessoas acham que é somente bebida alcoólica que desidrata, mas o refrigerante também, porque é rico em sódio, em açúcar, em conservantes que não são naturais”, afirma.

Para as próximas comemorações, a nutricionista recomenda o vinho. “Se a pessoa puder escolher pelo menos beber o vinho porque ele tem antioxidantes e não é uma caloria vazia. A cerveja o problema dela é que tem cevada, milho, e o ideal é evitar”, completa.

Para que a pessoa se hidrate durante as comemorações também é aconselhável beber bastante água. Para deixar o líquido um pouco mais interessante para o consumo, a nutricionista sugere adicionar frutas, como rodelas de abacaxi ou limão, além de canela ou gengibre. “Essa água ajuda a repor os eletrólitos e também a dar vontade de beber já que é uma água saborizada”, recomenda.

Também é indicado que se evite a ingestão de refrigerantes; embutidos, como linguiça, salsicha, presunto, salame, que tem muito sódio; cerveja e substituir carnes vermelhas por brancas, como frango ou peru; e por fim não temperar os alimentos preparados com temperos prontos ou comprar alimentos já temperados.