Nos atendimentos de acidentes domésticos com crianças realizados pelo Corpo de Bombeiros, o capitão Danúbio Kelly Bezerra Pereira, observou que os mais comuns são quedas, engasgos e afogamentos.

Nos locais com desníveis ou escadas, o livre acesso não pode ser permitido aos pequenos. “Principalmente em apartamento, nunca deixar que crianças tenham acesso a escadas ou varandas, onde possam subir, agarrar ou pular. Elas podem sofrer algum tipo de trauma que vai prejudicar sua integridade física”, orienta.

Nos ambientes onde têm crianças, a parte elétrica também deve ser observada. “Sempre colocar as tomadas na altura estabelecida por norma para crianças não terem acesso. Se uma criança colocar um clipe na tomada, pode sofrer uma descarga elétrica”, instrui Pereira.

Os objetos pequenos precisam de atenção tanto no chão, porque podem ser cortantes, quanto em outros locais para evitar que as crianças levem o objeto à boca e engasguem. Nos casos de engasgo, o capitão orienta que o adulto ligue para o 193 para receber orientações dos atendentes. “É fácil e instrutivo para que o próprio pai ou alguém emocionalmente mais equilibrado consiga fazer o procedimento da retirada do objeto”, acrescentou.

Ambientes com aglomeração de pessoas podem prejudicar a supervisão das crianças com distrações tanto para elas quanto para o adulto responsável. Neles, a atenção deve ser redobrada, alerta o capitão.

TRÂNSITO

Nas viagens das férias, o capitão lembra que existem condições específicas para o transporte de crianças. “Alerto que os pais ou responsáveis se preocupem em acomodar as crianças da forma como a legislação prevê. São esses cuidados que em eventual acidente não trarão transtorno maior para aquela criança”, comenta Pereira.