Com relevantes avanços na economia, saúde, educação e infraestrutura, a cidade de Araguaína, também conhecida como a Capital do Boi Gordo, chega hoje ao 60º aniversário com uma vasta programação dedicada aos seus 175.960 habitantes.

Localizada no Norte do Estado, entre os rios Andorinhas e Lontra, Araguaína foi ocupada, primeiramente, por tribos da etnia Karajás. E em 1876 chegaram os primeiros migrantes. Na época, o pequeno povoado passou a se chamar “Livra-nos Deus”, devido ao constante temor de ataques indígenas e de animais selvagens. No mesmo ano, o nome do povoado passou a chamar-se Lontra, em referência ao rio que corta a região.

Cidade polo por sua localização estratégica ao Norte do Tocantins, e ao Sul dos estados do Pará e Maranhão, Araguaína se destaca no cenário regional e até nacional em relação aos índices de desenvolvimento socioeconômico. Em 2015, o município ganhou destaque na apuração do índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que avalia emprego, renda, educação e saúde, ficando em primeiro lugar no ranking estadual.

Com o segundo maior orçamento entre os municípios tocantinenses, R$ 554,3 milhões, em 2018, ficando atrás apenas da Capital Palmas, Araguaína também obteve bons resultados no quesito qualidade de vida. Nos últimos anos, o município ganhou novas obras como drenagens, rede de esgoto e pavimentação, a construção do parque Cimba, um dos principais atrativos turísticos, a via lago, e a prestação de serviços em áreas como saúde e educação também têm contribuído para melhorar a qualidade de vida da comunidade local.

Araguaína vem se consolidando também como polo educacional, atraindo estudantes de diversas regiões do País. A cidade conta hoje com 11 instituições de ensino superior, nas modalidades presenciais e tele ou semipresenciais - Educação à Distância (EaD), além de seis instituições que oferecem o ensino técnico e das redes de ensino municipal e estadual.

Desafios

O prefeito da cidade, Ronaldo Dimas (sem partido) destaca que Araguaína terá uma programação especial em alusão a data. “Tivemos um show com o cantor Washington Brasileiro ontem e hoje teremos uma programação gospel. Na próxima semana entregaremos seis ou sete obras à comunidade. Em relação as conquistas, eu destaco que Araguaína tornou-se referência em diversas áreas para uma ampla região, temos uma saúde muito forte. A cidade também tornou-se uma referencia comercial, ao longo desses anos e nós temos investido para que esse lado positivo se torne cada dia mais forte e contribua com o desenvolvimento econômico não só da cidade, mas de todo o Tocantins”. destaca.

Sobre os principais desafios da gestão, Dimas avalia que “eles estão ligados a uma consolidação de uma infraestrutura urbana que traga mais conforto aos que moram aqui, mas também para atrair investimentos. Também estamos trabalhando um projeto com a iniciativa privada, a construção de shopping centers, centro de convenções, além de um condomínio empresarial que apresentamos o projeto para o governador”, relata.