Durante a prisão em flagrante de quatro pessoas suspeitas de tentar assaltar uma agência bancária de Augustinópolis, a 605 km da Capital, no último domingo, 15, o chefe da quadrilha teria oferecido R$ 1 milhão, além de uma caminhonete, ao delegado para liberá-lo, o que deu início à Operação Suborno. Como resultado das investigações, mais três homens suspeitos de fazerem parte da quadrilha no assalto ao banco foram presos em Imperatriz (MA), nesta quarta-feira, 18.

Segundo a Polícia Civil, na noite do crime esses três homens conseguiram empreender fuga e ainda não haviam sido encontrados. Durante a oitiva dos investigados, de forma isolada, o chefe da organização Valdemir Gomes de Lima teria oferecido propina ao delegado titular da Delegacia de Augustinópolis, Jacson Wutke, para ser liberado juntamente com uma maleta onde continha um bloqueador de sinal.

Esquema

“No meio da conversa ele ofereceu o dinheiro e uma Hilux e eu gravei tudo. Para continuar com a investigação, avisei a corregedoria de Polícia Civil que entraria na história dele até ter esse dinheiro para ser apreendido ou pistas dos outros suspeitos”, explicou o delegado sobre como as investigações começaram, por meio de uma ação controlada para possibilitar o monitoramento do levantamento dos valores e localização dos envolvidos.

Ainda segundo Wutke, um assalto em outra agência estaria sendo esquematizado para conseguir o dinheiro a ser supostamente pago para o delegado. Na mira do delegado, o chefe fez ligações e, no meio do hipotético acordo, as investigações levaram até os outros três suspeitos que estavam em Imperatriz.

“A Polícia Civil ressalta que a honra, a integridade, a honestidade, a dignidade, a ética e o compromisso com a sociedade mantido por todos os seus integrantes, homens e mulheres de fibra, não se encontra à venda”, frisou o delegado Wutke.

Com auxílio do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), da Delegacia de Investigações Criminais (Deic) que se deslocaram da Capital para dar reforço nas investigações e também da Superintendência de Investigações Criminais do Maranhão, os civis conseguiram localizar e prender  David Santos Silva, de 35 anos, Orivaldo da Costa Nazario, de 32 anos, e Welley Hernandes do Carmo, de 29 anos, na manhã desta quarta.

De acordo com as informações reunidas pelos policiais civis, a organização criminosa possui ramificações em todos os estados da região Norte e Nordeste, sendo responsável por vários furtos em agências bancárias locais. Ainda segundo as investigações, a quadrilha possui ligação com a facção criminosa Comando Vermelho.

Para a Polícia Civil, tanto os três suspeitos presos hoje, quanto os quatro capturados no domingo, incluindo o chefe da organização, estão recolhidos na Cadeia Pública de Augustinópolis, onde ficarão à disposição da Justiça.