Esporte

Paulistas levam a melhor na etapa Palmas do Sesc Triathlon

Prova reuniu atletas de todo o Brasil; conheça a história de Elkier Neves que, mesmo com deficiência física, acompanha seu pai durante as provas

Lia Mara
Etapa Palmas reuniu atletas do AM, BA, DF, GO, PA, PB, PR, RJ, SP, SC e TO.

Atletas de triátlon de onze Estados brasileiros, incluindo o Tocantins, participaram da etapa Palmas do Sesc Triathlon Circuito Nacional na manhã deste domingo, 18. Além dos cinco atletas masculinos e femininos premiados na categoria de elite, a prova contou ainda com a premiações especiais.

Dois paulistas levaram a melhor na categoria de elite tanto masculina quanto feminina: com pouco mais de 53 minutos de prova, Manoel Messias (SP) e Luisa Baptista Duarte (SP) levaram, cada um, o prêmio de R$ 5 mil. Todo o pódio masculino foi completado por atletas paulistas, já o pódio feminino contou com duas tocantinenses: Giovanna Maria Lacerda e Paula Rovani.

Na categoria Mountain Bike Masculino, o bombeiro militar Vander Praxedes levou a melhor e já na categoria Aquathlon Revezamento Comerciário/Dependente, o colaborador go Grupo Jaime Câmara Lindomar Elias de Oliveira levou o troféu juntamente com Mauro (confira fotos abaixo).

Superação

O atleta José Rosa das Neves levou seu filho, Elkier Neves, para acompanha-los nas provas terrenas: corrida e ciclismo. Elkier, de 24 anos, sofre de mielomeningocele, uma doença que afeta a coluna, os braços, as pernas, a fala, a respiração, o cérebro e o deixa totalmente dependente de ajuda.

Em 2015 a história dos dois ganhou o Brasil após ser transmitida no Fantástico, em maio. Na ocasião, o praticante de triatlo relatou unir as duas coisas que mais ama: seu filho e o esporte. Ele tem um filho mais novo, Luís Iran, que também acompanhou a prova e cuida do Elkier enquanto o pai treina.

Houve, ainda, uma premiação especial ao paratleta Samuel Bortolin, como reconhecimento de sua superação.

Ranking

Confira o ranking de elite masculina e feminina da etapa Palmas do Sesc Triathlon Circuito Nacional:

 

Elite Masculino

  1. Manoel Messias dos Santos Junior – 53’04”
  2. Iuri Vinuto Josino – 53’11”
  3. Edivanio Silva Monteiro – 53’29”
  4. Flavio da Silva Queiroga – 54’39”
  5. Almir Gustavo Sorbo Martins – 54’43”

Elite Feminina

  1. Luisa Baptista Bastos Duarte – 59’29”
  2. Luma Maruci Guillen – 1h04’26”
  3. Giovanna Maria Santos Costa Lacerda – 1h04’32”
  4. Manoela Elias Cristalino Amaral – 1h08’34”
  5. Paula Rovani – 1h12’34”
Lia Mara
Pódio Masculino - Da esquerda para direita: 5 – Almir Gustavo Sorbo Martins, 2 – Iuri Vinuto Josino (SP), 1 – Manoel Messias dos Santos Junior (SP), 3 – Edivanio Silva Monteiro (SP), 4 – Flavio da Silva Queiroga.
Lia Mara
Pódio Feminino - Da esquerda para direita: 3 – Giovanna Maria Santos Costa Lacerda (TO), 1 – Luisa de Baptista Bastos Duarte (SP), 2 – Luma Maruci Guillen (SP), 5 – Paula Rovani.
Lia Mara
MOUNTAIN BIKE MASCULINO - 25 A 34 ANOS: Da esq p/ dir: 3 - Douglas Borges de Souza; 2 - Fábio Jesus de Andrade Filho; 1- Vander Praxedes.
Lia Mara
AQUATHLON REVEZAMENTO COMERCIÁRIO/DEPENDENTE: Da esq p/ dir: Lindomar Elias de Oliveira e Mauro
Lia Mara
Premiação especial paratleta Samuel Bortolin.
Lia Mara
Premiação especial para família: Da esq p/ dir: José Rosa das Neves com seus filhos Elkier e Luís Iran.
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ASSINE JÁ