A 22ª rodada do Brasileiro não poderia ter sido melhor para o Palmeiras. Com a volta do atacante Gabriel Jesus, após seis jogos, o time bateu o Fluminense, em Brasília, por 2 a 0, em sua quinta vitória fora de casa e ampliou para 3 pontos sua vantagem na liderança da competição.

Com três homens no ataque, Gabriel Jesus, Erik (ex-Goiás) e Dudu, o Palmeiras não precisou de muito esforço para vencer a então melhor defesa da Série A - 18 gols sofridos.

Com 36% de posse de bola na etapa inicial, segundo o site Footstats, o alviverde chutou mais (6 a 3) e construiu o placar em menos de 30 minutos. Jean, na lateral, e Dudu, no ataque, foram decisivos nos gols, seja iniciando a jogada, seja concluindo-a.

No primeiro gol, Jean alçou a bola, em cobrança de falta, o goleiro Diego Cavalieri falhou e Dudu se esticou todo, no alto, para fazer 1 a 0, aos 18 minutos. O segundo saiu após uma blitz palmeirense, aos 24 minutos. Dudu chutou da ponta, a bola bateu na zaga e voltou para Moisés arriscar, mas de novo a zaga interveio. No terceiro rebote, de fora da área, Jean colocou a bola no ângulo: 2 a 0.

A vitória coroou elementos positivos para o Palmeiras. O primeiro foi que, após os incidentes de junho, contra o Flamengo, quando pelo menos 30 torcedores acabaram detidos, não houve registros graves no Mané Garrincha, onde o time teve a maioria da torcida.

O segundo foi a volta de Gabriel Jesus. Apesar de ter tomado cartão com dez minutos, Gabriel deu trabalho à defesa rival, acertou a trave e até balançou as redes, mas estava impedido.

“Rasgaram até a minha chuteira. Não tenho culpa se eles me batem. Mas, conquistamos uma boa vitória e nos firmamos ainda mais como líderes”, disse Jesus.

O terceiro fator positivo foi a segurança do goleiro Jaílson. Ele fez a quarta partida e foi decisivo em três lances perigosos: o primeiro deles, aos 30 minutos, o de maior destaque, quando, mesmo após ter sido driblado, recuperou-se e evitou gol de Wellington.

O Palmeiras, agora, está 3 pontos –eram 2– à frente do vice-líder, o Flamengo (43 a 40 pontos).

E, para não dizer que tudo foi perfeito, o meio de campo palmeirense perdeu Gabriel, que retornou ao time, e Moisés, com problemas físicos.