O brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, é o novo campeão mundial de surfe. O título veio com a vitória do brasileiro na bateria semifinal do Pipe Master, sobre o havaiano Mason Ho, agora há pouco na praia de Pipeline, no Havaí, pela última etapa circuito mundial.

Mineirinho se beneficiou da derrota do australiano Mick Fanning, para Gabriel Medina, na bateria anterior. Nesta altura da competição, apenas Fanning e Mineirinho seguiam com chances de título, mas o brasileiro teria de terminar o Pipe Masters na frente do tricampeão mundial.

A etapa havaiana, a mais importante do circuito, terá uma final verde-amarela entre Medina, que venceu o mundial no ano passado, e Mineirinho. A decisão ocorre ainda hoje.

Após a conquista, Mineirinho se emocionou e chorou na areia. "Dedico esse troféu de campeão é ao meu irmão. Por 30 reais ele comprou uma prancha de surfe para mim, na época era muito dinheiro para ele comprar essa prancha. E hoje estou no topo do mundo por 30 reais. Muito obrigado, meu irmão, eu te amo. Amo toda minha família. Não vejo a hora de ver vocês. Não vejo a hora de ver esse troféu gigante na minha mão"