O Campeonato Tocantinense começa, neste sábado (27), com oito times na disputa! Os participantes se reforçaram de olho na taça e de uma vaga na Copa do Brasil. A exemplo de 2023, o campeão e o vice garantem participação no torneio nacional (cada um deve receber uma cota na casa dos R$ 800 mil), garantem, também, participação na Copa Verde e Brasileiro Série D.

Tricampeão seguido, o Tocantinópolis defende a taça na atual edição, mas não terá vida fácil! Isso porque o vice-campeão de 2023, o Capital FC, que tem calendário cheio em 2024, montou um time competitivo. O rubro-negro de Palmas aposta na experiência internacional de alguns nomes e na bagagem treinador português Ricardo Lima - experiência no futebol português. 

Além disso, União e Araguaína se apresentam para brigar na parte de cima da tabela. Batalhão, Bela Vista, Tocantins e Gurupi podem chegar, mas, inicialmente, pensam na permanência na Primeira Divisão em 2025. Veja como chega cada equipe!

Forma de disputa

O formato da competição segue o mesmo. Na primeira fase oito equipes se enfrentam entre si apenas em jogos de ida. Se classificam à segunda fase (semifinais) os quatro times com maior número de pontos. Nas semifinais, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. Na grande decisão, os times duelam em dois jogos pelo título. As duas piores equipes da 1ª fase serão rebaixadas à Segunda Divisão.

Segundo o regulamento, ao fim da primeira fase, as equipes que terminarem empatadas em pontos, o critério de desempate será: maior número de vitórias, melhor saldo de gols, maior número de gols pró, confronto direto (entre as equipes) e sorteio na sede da FTF.

Nas fases seguintes para conhecer a equipe vencedora em caso de empate em pontos, após os jogos de ida e volta, serão os seguintes:

- Melhor saldo de gols – dentro da fase de disputa.

- Se o empate ainda persistir a definição será nos pênaltis.

Todos os campeões do Campeonato Tocantinense 🏆

- Palmas: 8 títulos (2000, 2001, 2003, 2004, 2007, 2018, 2019 e 2020)

- Gurupi: 6 títulos (1996, 1997, 2010, 2011, 2012 e 2016)

- Tocantinópolis: 6 títulos (1993, 2002, 2015, 2021, 2022 e 2023)

- Interporto: 4 títulos (1999, 2013, 2014 e 2017)

- Araguaína: 2 títulos (2006 e 2009)

- União Araguainense: 1 título (1994)

- Intercap: 1 título (1995)

- Alvorada: 1 título (1998)

- Colinas: 1 título (2005)

- Tocantins de Palmas: 1 título (2008)

Os clubes participantes

Araguaína

O Araguaína está de volta à elite após o rebaixamento em 2019. O clube conquistou o acesso e o vice-campeonato da Segundona 2023. Para a disputa da elite, a equipe passou por reformulação no elenco e na comissão técnica. Com a saída do treinador Tronquinho, responsável pelo acesso, e de peças importantes (como Jean, Davi Guedes e Gabriel Vinícius) para o rival União (TO), a equipe se reforçou.

Além de novas peças, entre elas o meia Ryan (ex-Palmas e Capital FC) e Igor Pato (ex-Interporto e Gurupi), a equipe buscou o técnico Fabrício Carvalho, vice-campeão estadual de 2023 com o Capital. A equipe tentará se manter na elite, mas não descarta a possibilidade de brigar pela taça. A última vez que o Tourão do Norte levantou caneco foi em 2009 - tem duas conquistas do Tocantinense. A equipe vive um jejum de 14 anos!

Técnico: Fabrício Carvalho
Destaque: meia Ryan
Estádio: Mirandão, em Araguaína

Bela Vista (TO)

Surpresa da última edição quando chegou às semifinais da competição, o Bela Vista chega com a promessa de surpreender mais uma vez! O clube, do interior do Tocantins, será comandado por um iniciante na carreira de treinador, trata-se de Edno Roberto. Apesar de dar os primeiros passos como treinador, Eno tem uma vasta experiência como jogador, com passagem por Corinthians, Botafogo, PSV, da Holanda, Tigres, do México, Vitória (BA), Athletico (PR), entre outros. A equipe aposta em um grupo mesclado com jovens atletas e nomes experientes como dos atacantes Arnaldo e Gilberto Macena, o segundo, inclusive, ocupa o cargo de presidente do time.

Técnico: Edno Roberto
Destaque: atacante Gilberto Macena (jogador e presidente da equipe)
Estádio: Batistão, em Luzinópolis (TO)

Batalhão FC

O Batalhão chega para fazer sua estreia na elite do Tocantinense. Campeão da Segundona 2023, a equipe será comandada pelo técnico responsável pelo acesso, Wilsomar Sena. Após o título, o time passou por uma reformulação em relação aos atletas experientes, manteve a base e buscou nomes como de Bruninho (ex-Palmas) e Maikon Leite (ex-Palmeiras e Santos). A proposta da equipe é fazer uma boa participação para se manter na elite do estadual.

Técnico: Wilsomar Sena
Destaque: atacante Maikon Leite
Estádio: Nilton Santos, em Palmas

Gurupi

Uma das tradicionais forças do interior do Tocantins, o Gurupi tenta voltar ao protagonismo da competição. Após conquistar o acesso à elite em 2022, a equipe esteve perto da classificação à segunda fase em 2023. Em 2024, o clube buscou um velho conhecido do futebol tocantinense: Roberto Oliveira - seis vezes campeão estadual, sendo três taças pela equipe. É se apegando no conhecimento e na experiência do profissional, que a equipe tentará ir longe nesta edição. Gurupi tem seis taças da competição - segundo maior vencedor ao lado do Tocantinópolis.

Técnico: Roberto Oliveira
Destaque: goleiro Matheus
Estádio: Rezendão, em Gurupi

Capital FC

Vice-campeão da edição 2023, o rubro-negro de Palmas investiu! A equipe buscou vários nomes de fora do estado e promoveu alguns atletas do time sub-20, que estiveram com a equipe na 1ª fase da Copinha. Com calendário cheio nesta temporada, a clube anunciou a comissão técnica em setembro de 2023. A diretoria optou por um treinador experiente e com rodagem pelo futebol do Nordeste. A opção foi Raimundo Wagner "Raimundinho", que se apresentou nos primeiros dias de dezembro, porém, no dia 15 deste mês de janeiro, o profissional pediu demissão alegando problemas pessoais e falta de estrutura de trabalho. 11 dias após a saída de Raimundinho, o clube anunciou o técnico português Ricardo Lima - com carreira no futebol português.

Atual vice da competição, o rubro-negro de Palmas corre atrás da primeira taça do torneio. A equipe é candidata a brigar pelo título.

Técnico: Ricardo Lima
Destaque: atacante Juninho Cezar
Estádio: Nilton Santos, em Palmas

Tocantinópolis

O Tocantinópolis chega embalado para a edição 2024! A equipe vai defender o título e tentar o tetra seguido. Além de buscar o quarto título em sequência, o time alviverde somaria a sétima taça e se aproximaria do Palmas - maior vencedor com oito títulos. Com calendário cheio em 2024, a diretoria renovou com técnico Jairo Nascimento - vai para sua quarta temporada à frente do time.

Além disso, renovou com 13 atletas, entre eles Gustavo Gomes, Gabriel Caju, Anderson Luiz e Everson Bilau. 12 novos nomes foram anunciados. Jairo Nascimento contará com um grupo de 25 atletas - ainda pode chegar mais reforços no decorrer da temporada.

Técnico: Jairo Nascimento
Destaque: Everson Bilau
Estádio: Ribeirão, em Tocantinópolis

Tocantins EC

Alvo de denúncia por suspeita de manipulação de resultado pelo segundo ano seguido no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-TO), o Tocantins EC tentará fazer um caminho diferente das duas edições anteriores - a equipe foi absolvida nos dois casos. Sob o comando do técnico Renato Neves, ex-Guarani de Juazeiro (CE), o time apostará em atletas jovens e alguns nomes experientes para se manter na elite, além de tentar "beliscar" uma vaga nas semifinais, a exemplo da edição passada, quando foi superado pelo Tocantinópolis. O time nunca foi campeão do torneio! Em 2016, chegou à final, porém, foi superado pelo Gurupi.

Técnico: Renato Neves
Destaque: atacante Rendrick
Estádio: Castanheirão, em Miracema do Tocantins

União (TO)

Após brigar até a última rodada pela permanência na elite do Tocantinense 2023, o União passou por mudança na diretoria - o ex-jogador Tiba assumiu a presidência da equipe. Para a disputa da edição 2024, o União buscou nomes que se destacaram no acesso do Araguaína (Jean, Davi Gudes, Gabriel Vinícius e Thiago Alberione), além do treinador Tronquinho, que desempenhará a função de auxiliar técnico de Luiz Carlos Prima. O União aposta na experiência de Prima, que foi preparador físico da seleção brasileira 1994, para buscar o bicampeonato Tocantinense. A última e única conquista do União foi há 29 anos.

Técnico: Luiz Carlos Prima
Destaque: meia Bruno Moraes
Estádio: Mirandão, em Araguaína