F Flamengo está na final da Taça Guanabara. Ontem, a equipe venceu o Vasco por 1 a 0 no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, conquistou a vaga na decisão e, de quebra, encerrou um tabu de nove jogos sem derrotar o rival.

O único gol rubro-negro na partida foi marcado por Diego aos 40 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti sofrido por Everton. O título do primeiro turno do Campeonato Carioca será decidido no dia 5 de março contra o Fluminense, que avançou com empate sem gols diante do Madureira.

Quando Willian Arão lançou Everton nas costas de Luan aos 39 minutos do primeiro tempo, o zagueiro vascaíno não viu outra opção além de cometer o pênalti, uma vez que o atacante rival sairia na cara de Martin Silva. A fria cobrança de Diego resumiu toda a experiência de sua carreira: bola no centro do gol e no fundo da rede.

O Vasco se salvou de uma derrota maior aos 24 do segundo tempo. Martin Silva defendeu o chute de Diego, mas cedeu rebote a Réver, que completou no susto e viu Rodrigo tirar a bola em cima da linha. Ela ainda sobrou para Romulo, que viu o goleiro uruguaio adiantado e tentou encobri-lo, mas a zaga afastou.

Salvo pequenos desentendimentos do lado de fora do Raulino de Oliveira, o clima entre os torcedores foi de paz. Um bom sinal para o futuro dos clássicos no Rio de Janeiro, uma vez que os dois clubes se comprometeram a promover a paz nos estádios em parceria com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

Fluminense

Longe da movimentada Zona Sul e Centro do Rio de Janeiro, os 2.339 foliões tricolores que foram ao Los Larios, em Xerém, viveram um sábado de carnaval dramático. Apesar da apresentação do Fluminense ter passado longe da nota 10, o empate sem gols com o Madureira garantiu o clube na final da Taça Guanabara. A decisão será no próximo domingo. 100% na fase de grupos, Abel Braga mostrou preocupação com o clima de favoritismo do Tricolor. O técnico pediu ao time uma atuação sem oba-oba e fantasia. Mas os jogadores não pareceram ter entendido o pedido. O time não apresentou a harmonia que fez o Flu ser dono de um futebol envolvente nos jogos passados.

O Madureira, que nada tinha a ver com a atuação ruim do rival, entrou em campo no ritmo das melhores baterias d’O Berço do Samba. Seja da Portela, seja do Império Serrano, pode escolher e incomodou o sistema defensivo do Tricolor.