Com aproximadamente 2.500 crianças, entre cinco e 13 anos a Associação Gurupiense de Amigos do Basquete (Agab) desenvolve um trabalho social que busca tirar meninos e meninas de baixa renda das ruas e do risco da marginalidade e transformá-las em cidadãos com perspectiva de um futuro melhor. A iniciativa já tem 19 anos de história. 

Atualmente a associação, além do basquete, atua com outras modalidades esportivas como tênis de mesa e o handebol.
Os garotos e garotas também têm aulas de educação artística, cidadania, ensino bíblico, canto e teatro. As aulas acontecem nos três turnos, matutino, vespertino e noturno dependendo da disponibilidade das crianças. 

A Associação gurupiense de basquete (Agab) determinou em 2013 que o inseto Potó passaria a ser a partir daquela data o seu mascote

Segundo Glauco Flores, que está à frente do projeto desde 2003, a iniciativa é um projeto que acredita nas crianças e que acompanha o crescimento de cada uma delas. “Acredito que com o tempo a Agab vai ter muito mais coisas para a comunidade”, afirma.

“Ele é meu trabalho, minha casa, meu lazer, minha religião, minha família. Vivo o projeto o tempo todo. Estou até hoje no Tocantins devido à Agab”, declara, ao informar que sua família está todo no Rio de Janeiro. O amor de Flores, e a dedicação vem trazendo resultados e histórias com finais felizes. “São muitas histórias que dá filmes”, finaliza.

Histórico
A Associação Gurupiense de Amigos do Basquete (Agab) nasceu em 20 de novembro 1997 com o objetivo de promover um trabalho voluntário de inclusão social como forma de prevenção da criminalidade por meio do esporte. A iniciativa foi do Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Ricardo Vicente, que resolveu usar o mesmo instrumento que lhe ajudou a trilhar seu caminho: o basquete.

O trabalho da Agab é realizado de forma voluntária. Quando começou, com a proposta de formar equipes femininas e masculinas. Após um período de treinos e dedicação, os times da Agab passaram a representar o Tocantins pelo país e conseguir títulos. Algumas crianças da associação chegaram a se tornar atletas que ganharam a chance de prosseguir no esporte em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo.

A associação começou com aulas para cerca de 200 crianças, além de uma equipe feminina e outra masculina. Hoje são duas mil crianças beneficiadas, destas 1.800 tem um ônibus de transporte para poder participar do projeto. Fazem parte desse grupo também quase 200 crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS). Atualmente a Agab conta com um convênio da Prefeitura de Gurupi e o Estado, e atende escolas municipais e estaduais. Além de parcerias com o setor privado.