O português José Mourinho e o espanhol Josep Guardiola duelaram neste sábado no primeiro de, prováveis, muitos duelos entre Manchester United e Manchester City, respectivamente, com os azuis vencendo em Old Trafford por 2 a 1, pelo Campeonato Inglês, em dia bom também para Tottenham, Liverpool e Arsenal.

Na casa dos Diabos Vermelhos, as equipes dos badalados técnicos fizeram um grande clássico, envolvendo dois dos três times que entraram na quarta rodada com 100% de aproveitamento - o outro é o Chelsea, que amanhã visita o Swansea - na tabela da competição.

O placar foi aberto logo aos 15 minutos do primeiro tempo, com gol do meia-atacante Kevin de Bruyne. Pouco depois, o atacante nigeriano Kelechi Iheanacho ampliou, confirmando a esmagadora superioridade dos 'Citizens', que contaram com Fernandinho como titular.

Aos 42 minutos a etapa inicial, após falha do goleiro chileno Claudio Bravo, que trombou com o zagueiro inglês John Stones, o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic pegou sobra e bateu com estilo para descontar o marcador.

Na etapa complementar, o United se encontrou e equilibrou o jogo, tanto é que Guardiola precisou colocar o volante Fernando no lugar do autor do segundo tento da equipe, para fortalecer o meio. Ainda assim, o City se segurou como foi possível e conseguiu os três pontos.

Com o resultado, a equipe se isola na liderança de maneira provisória, e agora espera que o Swansea vença ou empate com o Chelsea no País de Gales, para fechar a quarta rodada sozinho no posto mais alto da tabela.

O United, por sua vez, aparece na terceira colocação, mas pode descer um lugar, caso o Everton derrote o Sunderland neste segunda-feira.

O resultado mais elástico entre todos os jogos deste sábado aconteceu na vitória do Tottenham, fora de casa, sobre o lanterna Stoke City por 4 a 0, que colocou a equipe londrina na quarta posição na tabela, com oito pontos.

O meia-atacante sul-coreano Heung-Min Son foi o grande nome do duelo, ao balançar as redes duas vezes. O meia Dele Alli e o centroavante Harry Kane, ambos ingleses, complementaram o placar para os 'Spurs'.

O Liverpool também não teve dó do rival, no caso, o atual campeão Leicester, vencendo em casa por 4 a 1, mesmo com Philipe Coutinho sendo poupado, por causa da viagem para jogos da seleção brasileira, e entrando no decorrer do segundo tempo.

Roberto Firmino, por sua vez, abriu e fechou o placar no estádio Anfield, para delírio do torcedor anfitrião. O atacante senegalês Sadio Mané e o meia inglês Adam Lallana também balançaram as redes para os 'Reds'. O centroavante inglês Jamie Vardy descontou.

O Arsenal entre os grandes foi o que mais sofreu, para vencer o Southampton por 2 a 1, de virada, em casa. Aos 18 minutos do primeiro tempo, o goleiro tcheco Petr Cech falhou e acabou tendo gol contra creditado a ele.

Ainda na etapa inicial, o zagueiro francês Laurent Koscielny anotou belo gol de meia-bicicleta, igualando o placar. O gol da vitória, no entanto, só veio aos 49 do segundo tempo, com o meia espanhol Santi Cazorla convertendo pênalti cometido pelo português José Fonte no francês Olivier Giroud.

Outra grande virada do dia foi do Watford, que bateu o West Ham, longe de seus domínios, por 4 a 2, depois de sofrer dois gols em 33 minutos do meia-atacante inglês Michail Antonio. O time do goleiro Gomes buscou a igualdade ainda na etapa inicial com o atacante nigeriano Odion Ighalo e o atacante inglês Troy Deeney.

Na etapa complementar, o meia francês Étienne Capoue e o lateral-esquerdo José Holebas decretaram a reviravolta no placar do duelo disputado no Estádio Olímpico de Londres.

Nos outros jogos deste sábado pela quarta rodada, Burnley e Hull City ficaram no empate em 1 a 1, o Crystal Palace bateu o Middlesbrough por 2 a 1, e o Bournemouth superou o West Bromwich pelo placar mínimo.