O afastamento por tempo indeterminado de Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Pará e Paulinho movimentou os bastidores do Flamengo na última quarta-feira (28) e acelerou o planejamento da diretoria na formação da barca dos que não ficam para 2016.

Quem encabeça o caso é o atacante Paulinho. Ele tem contrato com o time até fevereiro de 2018, mas os dirigentes já decidiram negociá-lo. O descontentamento com a postura do camisa 26 é considerável e o clima para a permanência dele na Gávea fica mais delicado a cada dia.

Já o lateral Pará entrará na barca devido ao fim de seu contrato. Nesta lista também estão os laterais Ayrton e Armero, o zagueiro Marcelo e o meia Almir.

Alan Patrick terá sua situação avaliada, já que cumpre vínculo por empréstimo, mas também deve sair. Os que mais preocupam, porém, são Marcelo Cirino e Everton. A dupla tem compromisso longo com o clube e tem potencial de mercado, de acordo com os cartolas.

A expectativa de parte da diretoria comandada por Eduardo Bandeira de Mello é receber propostas pelos jogadores e negociar pelo menos um deles na próxima janela de transferências. Caso contrário, os dois permanecerão no clube.

Entre os atletas que encerram contrato em 31 de dezembro, o Flamengo negocia a renovação com Emerson Sheik e Márcio Araújo. Na avaliação dos dirigentes, eles terão que aceitar vínculos por um ano para continuarem no plantel em 2016.

Com o ambiente turbulento e a indefinição sobre o treinador para a próxima temporada, o Flamengo começa a trabalhar para escrever uma história diferente. A reformulação está em curso e com a pressão de uma Gávea nada tranquila.