O adiamento da última rodada do Campeonato Brasileiro causou impacto na luta do Internacional contra o rebaixamento. Precisando vencer o Fluminense e torcer por tropeço de Vitória ou Sport, o clube gaúcho vê prejuízo na decisão de jogar somente no dia 11 de dezembro, em decorrência do luto oficial de sete dias pela morte de 71 pessoas na queda do voo da Chapecoense.

Segundo o vice de futebol Fernando Carvalho, a remarcação cria embaraços. "Além da consternação geral, temos a nossa tragédia particular que é fugir do rebaixamento. Estamos nos agarrando nas folhas da última árvore. Esse adiamento de rodada certamente vai ser prejudicial. Nem estou falando nisso, a consternação é geral e a solidariedade é unânime. Mas esse adiamento certamente vai trazer embaraços que, lá adiante, vamos ter que comentar", disse o dirigente à TV Pampa.

Com 42 pontos e no 17º lugar na tabela de classificação, o Internacional visitará o Fluminense na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Vitória recebe o Palmeiras, e o Sport encara o já rebaixado Figueirense, no Recife.

Originalmente, a última rodada do Brasileiro estava marcada para o próximo domingo (4), com todas as partidas às 17h (de Brasília). A CBF, logo após a confirmação da tragédia com o voo da Chapecoense, decretou luto oficial no futebol brasileiro por sete dias.

Além da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, a final da Copa do Brasil foi remarcada. Grêmio e Atlético-MG deveriam se enfrentar, em Porto Alegre, nesta quarta-feira. Mas o segundo jogo da decisão acontecerá no dia 7 de dezembro, no estádio do clube gaúcho.