Fernando Scotta

Fernando Scotta
scottaconsultoria@yahoo.com.br
Jornal do Tocantins - Mundo do Agronegócio
Salário x consumo

O cenário atual da economia brasileira configura uma ameaça ao consumo de carne vermelha, infelizmente. Existe uma alta correlação entre o salário e o consumo de carne, da ordem de 0,5/1,0. Isso significa que a cada 10% de incremento sobre o salário, cresce 5% o consumo de carne bovina. O contrário também é verdadeiro.

 

Curtas

Chuva reduz ritmo de colheita e valoriza soja;

Boi gordo: oferta restrita e vendas regulares mantêm o mercado firme;

Insumos: alta do dólar deverá ser repassada à cadeia agropecuária;

Exportações brasileiras de carne de frango aumentaram em fevereiro;

Arroz inflacionado

O arroz, produto mais consumido nas mesas brasileiras, deve aumentar até 10% nos supermercados a partir do mês que vem, em todo Brasil. Um dos motivos é o aumento de custos dos produtores no RS, estado responsável por 85% da produção de arroz tipo I do País. O excesso de chuvas no RS aumentou o aparecimento de fungos e outras pragas. Até janeiro deste ano, o arroz já subiu 8,03% acima da inflação.

 

Bloqueios

A semana iniciou com mais bloqueios de caminhoneiros e empresários do setor em SC, MG, PR, MT, MS, GO e RS. Eles protestam contra o reajuste de combustíveis, que impacta diretamente os valores de frete. As manifestações começaram no último dia 18, em MT, na BR-163, principal rodovia de escoamento da safra de grãos. A intenção é que o movimento seja expandido para o resto do país ao longo da semana.

Início da colheita

Foi aberta, oficialmente, no último dia 20, a safra de grãos 2015, em Pedro Afonso. A produção de grãos teve na última década um crescimento superior a 180% na área plantada e 240% na produção, evidenciando o avanço tecnológico nas propriedades tocantinenses.

Dica ao pecuarista

Em boa hora

 

Laboratórios que produzem antígenos no Brasil para diagnosticar casos de tuberculose e brucelose em bovinos, estão aumentando a produção de doses a pedido do Ministério da Agricultura. O esforço é para controlar e erradicar essas doenças.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários