Fernando Scotta

Fernando Scotta
scottaconsultoria@yahoo.com.br
Jornal do Tocantins - Mundo do Agronegócio
As 10 maiores

A Vale manteve o posto de principal empresa exportadora do BR em 2014, seguida por Petrobras e Bunge. A JBS saltou do 9º para o 4º lugar. A BRF caiu de 4ª para 5º. O ranking é completado por Cargill em 6º, Embraer em 7º, Louis Dreyfus em 8º, ADM em 9º e Samarco em 10º. Entre as 10 primeiras empresas exportadoras, todas reduziram seu faturamento com exportações em 2014, com exceção da JBS.

Curtas

Kátia Abreu fará ajustes na Política de Garantia de Preços Mínimos;

Brasil e Venezuela estreitam relações para comércio bilateral agropecuário;

Aumento da produção e pressão de baixa sobre os preços da soja;

GO: safra de milho e soja deve quebrar 15% por causa da seca;

Rompendo janeiro

Chegamos a última semana de janeiro, praticamente do mesmo modo que iniciamos este ano. Janeiro foi rompido e o boi segue parado lá em cima. É a lei de oferta e demanda. Se do lado do consumo, as vendas não estão boas, do lado da oferta, a coisa parece não “enleirar para o lado do desmantelo” de preços. No sul do TO a alta foi geral, com o boi cotado a R$ 134,00/@ e a vaca indo a R$ 126,00/@.

 

Reposição desacelera

A falta de chuvas e preços altos desacelera o mercado de reposição. Os compradores resistem aos preços vigentes. A situação dos pastos ainda não é das melhores, segurando a demanda e feito com que os compradores adquiram os bovinos com mais cautela. A expectativa fica acerca das chuvas, que podem incentivar a demanda e movimentar mais o mercado.

Recuo

A exportação de gado em pé recuou 6,2% em 2014. Foram embarcadas 645 mil cabeças ante 688 mil de 2013. A Venezuela segue como principal cliente, responsável por 82% da receita total do BR. O 2º melhor cliente é o Líbano, com 78 mil cabeças. Angola, Egito, Congo e Senegal ampliaram suas importações de gado vivo.

 

Arrocho

 

A projeção de economistas de instituições financeiras para a inflação neste ano disparou para 6,99% e a expansão do PIB despenca a 0,13%. A última vez que a inflação oficial brasileira ficou acima de 7% foi em 2004.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários