Dois mil e seiscentos e trinta quilos de produtos e alimentos foram apreendidos em Gurupi, a 230 km da Capital. Esse é o número do balanço parcial da Operação Pró-consumidor, iniciada no município na última segunda-feira. A ação é coordenada pelo Ministério Público Estadual (MPE), em parceria com órgãos de fiscalização, Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros.

 

Segundo o MPE, de segunda-feira até ontem, foram fiscalizados 17 estabelecimentos de Gurupi. Desse total, 14 foram supermercados, um açougue, uma peixaria e uma beneficiadora de carne. A maior volume de alimento apreendido foi de peixe, o que totalizou 1.392 kg, seguido de carne, 897 kg. Os peixes estavam sem nota fiscal e as carnes sem origem de fabricação.

 

Ainda de acordo com o MPE, também foram aprendidos 304 kg de queijo e 838 unidades de produtos vencidos e avariados.  Dos 17 estabelecimentos fiscalizados, oito não possuíam alvará sanitário, 13 não tinham alvará de funcionamento e 16 não possuíam certificado do Corpo de Bombeiros. Todos esses foram notificados.

 

 

Operação

O MPE destacou que a operação é itinerante e percorre todo o Estado. Em Gurupi, a ação foi solicitada pela promotora de Justiça, Maria Juliana Naves.

 

Mais informações sobre a operação você confere na edição impressa do Jornal do Tocantins e neste site.