O anúncio da próxima sede dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) foi feito na tarde de ontem em evento na Oca da Sabedoria, com a participação de líderes indígenas de todo o mundo. O Canadá irá sediar a segunda edição da competição, que será realizada a cada dois anos.
Ao apresentar o novo articulador dos Jogos, o líder do povo Cree, Willie Little Child, Marcos Terena transmitiu o comando ao novo embaixador da competição em um ato simbólico marcado pela entrega de um colar ao sucessor. Terena ainda anunciou a criação do Conselho Internacional Indígena dos Jogos Mundiais, formado por líderes de todo o mundo, com sede no Brasil. “Vai ser um importante espaço para o debate a respeito dos próximos Jogos”, afirmou Terena.

Canadá
Ao receber a missão de articular os próximo Jogos, Little Child afirmou que o Canadá irá receber os competidores em 2017 de braços abertos e agradeceu a receptividade do Brasil. “Obrigado por dividirem com a gente a beleza da cultura brasileira. No Canadá, iremos tratá-los com toda honra e respeito, assim como fizeram com a gente”, garantiu. 
Ainda segundo Little Child, assim que voltar ao seu País, ele irá se reunir com os líderes indígenas canadenses para definir a data e cidade sede da competição. “Eu volto para casa agora e peço permissão para o meu povo, em uma cerimônia sagrada, para a realização dos Jogos. Após esse momento, me encontrarei com os líderes para decidir a data e o local, mas já deixo o convite para todos participarem”, ressaltou, frisando a importância do evento para todos os povos indígenas. “Os Jogos Indígenas são a celebração da vida; celebração da riqueza das nossas culturas e tradições”, concluiu.

Bosque
Marcando o fim da competição, também foi informado durante a solenidade de anúncio dos próximos Jogos, que hoje os competidores farão o plantio de 200 mudas de árvores nas margens do Ribeirão Taquarussu Grande, próximo ao local das provas de canoagem e natação. O espaço será batizado de Bosque dos Povos Indígenas. (Paula Bittencourt)